Logo da CBIC
13/11/2017

Apresentados os Resultados da rede de pesquisa INOVATEC-FINEP com o tema prioritário de avaliação de desempenho de tecnologias inovadoras e convencionais, com ênfase durabilidade, vida útil, custo ao longo do ciclo de vida de HIS

No seminário de avaliação de desempenho & inovação ocorrido em outubro, em São Paulo, no instituto de Pesquisas Tecnológicas IPT, foram apresentados os resultados obtidos pela rede de pesquisa INOVATEC.

O projeto da rede de pesquisa intitulado “Desenvolvimento de métodos e metodologias para avaliação de desempenho de tecnologias inovadoras no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação Técnica – INOVATEC – FINEP”, financiado pela FINEP – Inovação e Pesquisa, teve como missão desenvolver e aprimorar critérios de desempenho e novos métodos de avaliação relativos ao uso, à durabilidade, à vida útil e à sustentabilidade de edifícios, especialmente os construídos com sistemas construtivos inovadores. Assim, a rede operou com duplo propósito: sugerir aperfeiçoamentos à utilização da norma NBR 15575: Edifícios Habitacionais – Desempenho (ABNT, 2013) e contribuir com métodos de avaliação de materiais e sistemas construtivos, a fim de subsidiar o desenvolvimento de novas diretrizes de avaliação do SiNAT – Sistema Nacional de Aprovação Técnica de Sistemas Inovadores e Convencionais.

A rede implementada em 2011 contou com a participação de dez instituições tecnológicas brasileiras selecionadas na Chamada Pública MCT/MCidades/Finep/Ação Transversal Saneamento Ambiental e Habitação 07/2009, Área Habitação, com o Tema Prioritário de desenvolvimento de métodos de ensaio e metodologias para avaliação de desempenho de tecnologias inovadoras no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Sistemas Inovadores e Convencionais – SINAT, com ênfase em durabilidade, vida útil e custos ao longo do ciclo de vida no segmento da habitação de interesse social, bem como em estudos para identificação de gargalos e recomendação de aperfeiçoamento de normas técnicas de avaliação de desempenho de edifícios habitacionais.

As instituições de pesquisa e ensino integrantes da rede foram as seguintes: FAU/USP – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo; FZEA/USP – Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo; IAU/USP – Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo; IFPB – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba; IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo; PUC-Rio –Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul; UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte; UFS – Universidade Federal de Sergipe; UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Durante seis anos, a pesquisa, contou com a participação de mais de trinta doutores que contribuíram com a rede Inovatec e diversos alunos de mestrado, doutorado e treinamento técnico tiveram bolsas de estudo para atuarem nas pesquisas desenvolvidas.

Esse grande esforço de investigação contribuiu com o desenvolvimento de diferentes métodos de avaliação de desempenho relativos às edificações habitacionais e aos sistemas construtivos inovadores. Foram gerados relatórios, dezenas de artigos científicos e três livros foram publicados, consolidando os resultados da rede.

Os livros foram organizados na coletânea Avaliação de Desempenho de Tecnologias Construtivas Inovadoras, com os subtítulos: Manutenção e Percepção dos Usuários (Vol. 1); Materiais e Sustentabilidade (Vol. 2) e Conforto Ambiental, Durabilidade e Pós-Ocupação (Vol. 3). Os livros foram coeditados pela Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído – ANTAC e são distribuídos gratuitamente pelo site http://www.antac.org.br/livros .

Durante o evento, que foi estruturado em mesas de debates e apresentações, os pesquisadores apresentaram os resultados da Rede Inovatec – Finep e lançaram o livro Avaliação de Desempenho de Tecnologias Construtivas Inovadoras: Conforto Ambiental, Durabilidade e Pós-Ocupação, publicação que consolidada e é o registro de todos os resultados obtidos pela rede. 

Fonte: Livro Avaliação de Desempenho de Tecnologias Construtivas Inovadoras: Conforto Ambiental, Durabilidade e Pós-Ocupação.

http://editorascienza.com.br/pdfs/usp/978_85_5953_029_2_completo.pdf

Fonte: Sinduscon-MG

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Abril, 2024