Logo da CBIC
11/04/2025

ENIC reconhece talentos revelados pelo Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade

Talento e criatividade alavancando inovação no setor da construção foram destaque na programação do Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC) na tarde da quinta-feira (10/04), com a apresentação de projetos vencedores da 25ª edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade, entregue em novembro. Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o evento acontece em conjunto com a 29ª edição da Feicon, no pavilhão 8 da São Paulo Expo até 11 de abril. Os cases apresentados inovaram pelo uso de materiais inovadores, maquetes virtuais e plataformas sustentáveis. 

O painel foi aberto por Dionyzio Klavdianos, vice-presidente de Inovação e presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da CBIC, que enalteceu os ganhadores. “Esses trabalhos vencedores são fenomenais e diferenciados, pois trouxeram soluções para nos ajudar nessa luta por melhorar a qualidade da construção civil e o desempenho dos processos produtivos do setor. Ficamos muito felizes com o nível dos projetos que concorreram este ano. Foi um grande desafio para a comissão julgadora chegar aos finalistas e ganhadores”, destacou. 

O primeiro projeto foi apresentado por Paulo Sérgio de Oliveira, CEO da ARATAU e presidente do Conselho do Clube da Construção Civil (C3). Ele abordou a construção modular e a jornada do cliente, demonstrando como a realidade virtual está transformando o mercado imobiliário. “A maquete virtual tem se provado consistente o suficiente para ser uma ferramenta de vendas eficaz. Com ela, é possível configurar e personalizar o produto de acordo com o desejo do cliente. Ela tornou a jornada do cliente muito mais disruptiva. Chegamos ao requinte de demonstrar até a textura dos tecidos para os móveis”, explicou. 

Adriana Nunes Machado, superintendente de ESG do Grupo HTB, apresentou o projeto Ewood, que utiliza madeira proveniente de florestas manejadas de forma responsável. O sistema gera mais sustentabilidade para a obra, pois captura CO e transforma construções que antes eram emissoras em estruturas que retêm carbono. “O sistema construtivo da madeira Ewood é totalmente industrializado. Se comparado ao sistema convencional, ele reduz o prazo de entrega da obra e gera 50% menos resíduos.” 

O Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC) é uma realização da CBIC, em parceria com a RX | FEICON, com apoio do Sistema Indústria e correalização do SESI e SENAI. O evento conta com patrocínio oficial da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal, além do patrocínio da Saint-Gobain, no Hub de Sustentabilidade e Naming Room de Sustentabilidade; do Sebrae Nacional, no Hub de Inovação; e da Mútua, no Hub de Tecnologia. Também são patrocinadores do ENIC: Itacer, Senior, Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP, Associação Brasileira das Indústrias de Vidro – Abividro, Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas – Abrafati, Anfacer, Sienge, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – ApexBrasil, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI, Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP, Multiplan, Brain, COFECI-CRECI, CIMI360, Esaf, One, Agilean, Exxata, Falconi, Konstroi, Mais Controle, Penetron, Seu Manual, Totvs, Unebim, Zigurat e Yazo. 

Planejamento disruptivo – Com foco na medição dos impactos do setor, Alessandra Brito, cofundadora do portal Material 8, falou sobre o projeto da certificação XDASC, que avalia produtos e processos da indústria da construção civil, considerando variáveis como materiais, sistemas construtivos, tecnologia/instalações e design sob as perspectivas de desempenho ambiental, social e climático. “Outras indústrias, como a alimentícia, possuem parâmetros de informações padronizadas que ajudam o consumidor na escolha do produto. Mas isso não ocorria na construção civil. Com base nisso, desenvolvemos e fundamos o portal Material 8, buscando uma melhor especificação para o setor”, relatou. 

Fechando o painel, Carla Lupinacci discorreu sobre o papel do Portal Material 8, do qual também é cofundadora, na missão de ressignificar o modo de projetar e construir no Brasil. “Reunimos informações de forma clara, com dados nacionais sobre materiais e processos. Impactamos a comunidade de arquitetos, engenheiros e especificadores e geramos conexões estratégicas para o setor. Com o portal, simplificamos a busca por materiais de construção sustentáveis, tornando o processo mais ágil, objetivo e confiável.” 

O Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade é uma iniciativa da CBIC, por meio da COMAT em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para estimular a modernização da construção civil brasileira, reconhecendo, premiando e divulgando soluções relacionadas à tecnologia, à gestão da produção e à sustentabilidade dos empreendimentos do setor. 

O tema está alinhado com o projeto “Inteligência e Estratégia para o Futuro da Construção” – Construção 2030 –, da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da CBIC, em parceria com o SENAI. 

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Abril, 2025