Logo da CBIC
30/03/2021

CBIC propõe ao governo redução imediata da alíquota de importação do aço

Em matéria de hoje (30/03) sobre o aço, o Estadão destaca a proposta de zerar o imposto de importação do insumo por seis meses, prorrogáveis por mais seis meses, apresentado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) ao Ministério da Economia. Atualmente a alíquota é de 12%.

O pedido de corte da alíquota foi formalizado na semana passada pelo presidente da entidade, José Carlos Martins, em reunião com o secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Da Costa.

O objetivo é favorecer a entrada de aço importado no mercado brasileiro, ampliar a oferta do insumo e forçar uma queda nos prazos de entrega e preços por parte das siderúrgicas locais.

Em levantamento realizado junto a 206 empresas construtoras de todo o País, 84% das empresas indicaram desabastecimento de aço em suas regiões. A pesquisa também mostrou que 82,9% das construtoras relataram que as entregas do aço estão levando mais tempo que o normal. Só 14% dizem receber em até 30 dias, enquanto 66% ficam entre 30 e 90 dias, e 20% falam em mais de 90 dias.

“Precisamos de um choque de oferta para restabelecer o equilíbrio entre a oferta e a demanda. Nossa proposta é a redução imediata da alíquota de importação”, disse Martins.

O executivo também enfatizou que, enquanto o abastecimento não for normalizado, não será possível estabilizar preços.

Veja a íntegra da matéria no site do Estadão.

(Com informações do Estadão)

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.