Logo da CBIC
17/09/2020

Setor da construção discute Desempenho Acústico das Edificações

O Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant) da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Comat/CBIC) teve sua primeira reunião à distância no dia 16/9 para discussão do Desempenho Acústico das edificações habitacionais, próximo tema a ser revisado da norma ABNT NBR 15575 – Partes 1 a 6, pela CE-002:136.001 ‘Desempenho de Edificações’.

A Arquiteta Fabiana Curado, especialista em engenharia acústica e ambiental da Síntese Arquitetura e Construção, apresentou ao grupo a proposta da Síntese de alteração do texto da Emenda da Norma, enviada à Comissão, e conjuntamente foi discutida a proposta do Sindicato da Construção Civil de Balneário Camboriú (Sinduscon-BC), apresentada pelo engenheiro Rafael Possobon.

Pontos de consenso da discussão

Os membros do Grupo julgam ser necessário esclarecer que ambientes como banheiros, lavabos e áreas de serviço não são ambientes passíveis de avaliação acústica, apesar da expressão “situações onde não haja ambiente dormitório” conste atualmente em algumas partes da norma. Importante a correção dessa expressão ao longo do texto da norma.

Sobre a inserção de novos critérios na norma, o que não era o objetivo da Emenda, discutiu-se sobre a existência da avaliação do desempenho acústico em “situações onde não haja ambiente dormitório”, mas verificou-se que em itens específicos claramente fala-se que apenas dormitórios devem ser avaliados.

A inclusão da proposta de avaliação acústica das salas representa um aumento de critério, portanto não deve ser alterado na norma.

Outro ponto importante debatido foi a proposta de criação de uma Classe de Ruído IV que imputa ao setor da construção civil a responsabilidade indevida de um maior desempenho acústico das vedações verticais externas, sendo que a gestão da emissão de ruídos é de responsabilidade do poder público e as legislações são deficitárias. Ficou evidente na discussão a necessidade de as cidades desenvolverem o seu mapa de ruído, de forma a conhecer e gerir os ruídos urbanos que têm grande impacto no conforto humano.

A reunião Plenária da Comissão de Desempenho para tratar do Desempenho Acústico ainda não foi marcada. No entanto, segundo a Comat/CBIC, o GT de Acústica já se reuniu no dia 12 de agosto para esclarecer as dúvidas dos participantes da Comissão e acolher as contribuições para o texto normativo.

Os membros do Gant se reunirão novamente na primeira quinzena de outubro para discutir as contribuições do GT da Comunidade da Construção – Polo Goiânia (Sinduscon-GO / ABCP / UFG) e retomar a discussão sobre a metodologia de determinação de Classe de Ruído, para esclarecer que o entorno existente pode sofrer alterações alheias ao controle do construtor e tratar sobre a definição e inserção na norma de habitação tipo Estúdio.

Para acompanhar as alterações de normas técnicas do setor da construção, acesse o Portal de Normas Técnicas da CBIC. O cadastro, gratuito, dá acesso às informações destas e de outras Normas ABNT.

O acompanhamento e gestão das normas técnicas do setor integra o projeto ‘Inovação e Tecnologia’, realizado pela CBIC, por meio da sua Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat), com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.