Logo da CBIC
11/02/2019

Artigo: Aos mestres com carinho

 

Dionyzio Klavdianos, vice-presidente de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC)

 

As observações técnicas passadas pelo consultor, na reunião da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Comat/CBIC) em 7 de fevereiro, a respeito dos cuidados que se deve tomar na construção de uma barragem, seja ela de qual material for, para minimizar a possibilidade de uma ocorrência grave, batem de forma geral com boa parte das 17 prescrições citadas no relatório, apresentado pela imprensa, que teria sido entregue à mineradora pela consultoria. As terminologias técnicas utilizadas me fizeram voltar no tempo, para as aulas do curso de obras terra.

Não me lembro agora se foi durante a palestra ou no momento em que almoçávamos, quando nosso convidado nos contou que em todo o Brasil são poucos os especialistas habilitados para emitir laudos sobre barragens. Na Folha de 7 de fevereiro, a engenheira Maria Eugenia Gimenez Boscov, especialista em geotecnia ambiental, enfatiza a qualidade técnica dos dois engenheiros libertados em 6 de fevereiro, certamente, imagino eu, fazem parte do grupo seleto mencionado pelo especialista.

Voltei no tempo de novo e me lembrei de um diálogo com o professor da referida matéria acerca da barragem de Itaipu, me disse algo mais ou menos assim “quem executa obra pequena é provável que não consiga executar uma grande, quem executa obra grande certamente executa pequena”.

Quando sair o laudo técnico sobre o ocorrido já estaremos envolvidos noutras pendengas e, provavelmente, só daremos uma olhadinha no resultado, bom então nos fiarmos agora nas informações que nos fornece a imprensa. Tem chute, mas tem coisa boa para depurar e é bom que as ruminemos, principalmente os que militam em entidades de classe, para que com as lições recebidas promovam ações de prevenção e melhorias, dando também sua cota de contribuição na mitigação da possibilidade de ocorrência de novas tragédias.

Não é só da imprensa tradicional que nos chegam notícias hoje em dia, a mídia social colabora bastante, e através dela tomamos conhecimento de uma tese de mestrado que tratava exatamente da barragem desaparecida, o consultor ratifica que há mais uma até. Surgiram também diversos textos pertinentes de entidades e colegas de profissão, que vale a pena serem lidos, um bom aprendizado à distância para qualquer profissional ou postulante, independentemente do tempo de formado. Pena que só tomamos conhecimento de tanta gente boa em momentos duros como este, fica o convite para nos “encontrarmos” mais.

Lydio, e não poderia ser outro, pesquisa e encontra a ABNT NBR 13028 Mineração – Elaboração e apresentação de barragens para disposição de rejeitos, contenção de sedimentos e reservação de água- requisitos. A data da publicação, 2017, leva a acreditar que tenha sido já fruto da tragédia de Mariana, o que deve ser comemorado. Simples e objetiva não nos toma sequer uma tarde para ser lida.

O livro que utilizávamos na aula de obras de terra não era desses convencionais, de um autor só, mas uma compilação de textos de especialistas diversos apresentados num curso de extensão. O coordenador do curso, uma pessoa nada convencional, nosso professor, engenheiro José Eduardo Moreira, teve a ideia de juntar tudo e, com o apoio da Universidade de Brasília e da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos, transformar num livro, de capa simples, textos datilografados, desenho a nanquim em papel vegetal e, o principal, de muito conteúdo.

Ao término da palestra na Comat/CBIC, o consultor, um jovem que não deve ter nem 40 anos, mostra-se preocupado com a qualidade da formação e aprendizado dos mais jovens que ele. Do hiato (erosão?) que vai se abrindo entre os velhos e novos.

Velhos como Milton Vargas e Paulo Teixeira Cruz, que embora tenham ido deixaram pontes para vencer a erosão, seus livros e textos. Aos mais jovens cabe a tarefa de por elas trafegar, se assim o fizerem, acreditem, já estarão contribuindo muito para mudar o estado de coisas.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.