Logo da CBIC
31/01/2018

Grupo de Trabalho da Comat/CBIC debate Compatibilização do Regimento do SiAC/PBQP-H com a ISO 9001:2015 e desenvolvimento das Fichas de Avaliação de Desempenho no próximo dia 6 de fevereiro

O tema “Compatibilização do Regimento do SiAC/PBQP-H com a ISO 9001:2015” será um dos destaques da reunião do Grupo de Trabalho da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC, no próximo dia 6 de fevereiro, em Brasília. A ação integra o projeto Gestão de Normas Técnicas do Setor, uma iniciativa da CBIC e do Senai Nacional.

Em janeiro de 2017, o Ministério das Cidades publicou no Diário Oficial da União portaria com o novo Regimento SiAC – Execução de Obras, cuja principal alteração foi sua adequação à Norma de Desempenho – ABNT NBR 15.575. Desde então, a Comissão Nacional do SiAC (CN-SiAC) tem trabalhado na compatibilização do regimento à ABNT NBR ISO 9001:2015, visando assegurar às construtoras a possibilidade desta certificação simultaneamente à certificação do Nível A do SiAC.

Antes de ser levada à próxima reunião da CN-SiAC para aprovação, a referida minuta será apreciada no âmbito da Comat/CBIC, objetivando discutir e validar a proposta, bem como fazer as sugestões que considerar pertinentes.

Outro tema que também será abordado pelo Grupo de Trabalho no próximo dia 6 de fevereiro  será o do “Desenvolvimento das Fichas de Avaliação de Desempenho (FADs)”. Com a publicação da Portaria 550 do Ministério das Cidades, de 11/11/2016, o Sistema Nacional de Avaliações Técnicas – SiNAT/PBQP-H passou a incluir em seu escopo a avaliação técnica de sistemas convencionais e a concessão de Ficha de Avaliação de Desempenho de Sistema Convencional (FAD), documento técnico do SiNAT/PBQP-H, que contém os resultados da avaliação técnica e condições de execução/operação, uso e manutenção de um sistema convencional.

Concedida a FAD de um sistema convencional, de acordo com os requisitos do Regimento do SiNAT/PBQP-H, ela passa a compor o Catálogo de Desempenho de Sistemas Convencionais, integrante dos documentos de Desempenho HIS, publicados pelo Ministério das Cidades em 2015.

Considerando a utilidade das FADs, já que são informações públicas, possibilitando o uso pelos projetistas e construtores, em seus projetos e obras, a CBIC e o Ministério das Cidades vêm discutindo a possibilidade de realização de esforço setorial, visando ampliar o número das fichas disponíveis para uso, para que sejam representativas das necessidades do setor em todo o Brasil. O projeto visa reunir construtores, por meio da CBIC, e Sinduscons/Ademis/Secovis/Associações, Governo Federal, através do Ministério das Cidades e MDIC, Senai, fabricantes de materiais, laboratórios, da academia e outras partes interessadas. A primeira tarefa será definir o universo de FADs de interesse do setor, objetivo do segundo tema da referida reunião do GT, que ocorrerá dia 6 de fevereiro.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.