Logo da CBIC
14/04/2025

Jovens talentos apresentam projetos inovadores no ENIC

No último dia do maior evento da construção do país, jovens talentos com projetos inovadores e sustentáveis subiram no palco da Arena de Conteúdo para apresentar seus projetos. Três pesquisadores que foram destaques da 25ª Edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade estiveram no Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC) para mostrar ao público estratégias diferenciadas para o setor. Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o evento acontece em conjunto com a 29ª edição da Feicon, no pavilhão 8 da São Paulo Expo.

Um brise-soleil responsivo que se adapta às mudanças climáticas foi o projeto apresentado por Gabriel Moraes de Bem, doutor em Engenharia Civil que fez sua pesquisa pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O quebra-sol desenvolvido por ele consegue identificar a luminosidade externa para controlar a temperatura do ambiente interno com sombreamento de 50% ou 100%.

Quando há claridade excessiva, ele traciona para aumentar o sombreamento e vice-versa. “Ele se adapta em tempo real ao tempo e é de fácil instalação. Além de reduzir o desconforto por excesso de luminosidade e causado pelo frio, ele reduz o uso de equipamentos para climatização”, contou Gabriel durante sua apresentação.

Para pensar em novas formas de abrigo e moradia para populações impactadas por eventos climáticos extremos, Dyanna Cardozo, arquiteta e urbanista, estudou durante seis anos na Universidade Federal do Rio de Janeiro novas formas de aplicação do bambu em construções. O projeto “A reação ao fogo do bambu e aplicação de materiais sustentável em projetos de habitação” foi premiado pela CBIC no ano passado.

“Pensei na construção de ecovilas para abrigos nas regiões de alagamento em Petrópolis e usar o bambu como bioconcreto e nas instalações”, contou a pesquisadora que fez uma série de testes para calcular a densidade e umidade do material que se mostrou mais resistente à incêndios.

O Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC) é uma realização da CBIC, em parceria com a RX | FEICON, apoio do Sistema Indústria e correalização com SESI e SENAI. O evento conta com o patrocínio oficial da Caixa Econômica Federal e Governo Federal, além do patrocínio da Saint-Gobain, no Hub de Sustentabilidade e Naming Room de Sustentabilidade; do Sebrae Nacional, no Hub de Inovação, e da Mútua, no Hub de Tecnologia. Também são patrocinadores do ENIC: Itacer; Senior; Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP, Associação Brasileira das Indústrias de Vidro – Abividro, Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas – Abrafati, Anfacer, Sienge, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex Brasil, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI, Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP; Multiplan; Brain; COFECI-CRECI; CIMI360; Esaf; One; Agilean; Exxata; Falconi, Konstroi; Mais Controle; Penetron; Seu Manual; Totvs; Unebim, Zigurat; Yazo.

Logística sustentável – Como a máquina poderia ajudar a melhorar e integrar três temas importantes para a realização de projetos: modelagem da informação da cidade (CIM), pesquisa operacional e avaliação da sustentabilidade do ciclo de vida. Foi com essa questão que Julianna Crippa, professora e engenheira civil, criou o estudo pela UTFPR, “Otimização da ASCV integrada ao CIM (BIM+GIS)”.

“Criamos um método que conseguisse automaticamente, pelo software ou inteligência artificial, decidir qual o melhor corredor viário para ser implantado em uma cidade, que fosse sustentável social ambiental e com custo viável e conseguimos”, explicou Juliana sobre a pesquisa.

O tema tem interface com o projeto “Inteligência e Estratégia para o Futuro da Construção”, Construção 2030, da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.