Logo da CBIC
11/04/2025

ENIC reconhece talentos revelados pelo Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade

Talento e criatividade alavancando inovação no setor da construção foram destaque na programação do Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC) na tarde da quinta-feira (10/04), com a apresentação de projetos vencedores da 25ª edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade, entregue em novembro. Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o evento acontece em conjunto com a 29ª edição da Feicon, no pavilhão 8 da São Paulo Expo até 11 de abril. Os cases apresentados inovaram pelo uso de materiais inovadores, maquetes virtuais e plataformas sustentáveis. 

O painel foi aberto por Dionyzio Klavdianos, vice-presidente de Inovação e presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da CBIC, que enalteceu os ganhadores. “Esses trabalhos vencedores são fenomenais e diferenciados, pois trouxeram soluções para nos ajudar nessa luta por melhorar a qualidade da construção civil e o desempenho dos processos produtivos do setor. Ficamos muito felizes com o nível dos projetos que concorreram este ano. Foi um grande desafio para a comissão julgadora chegar aos finalistas e ganhadores”, destacou. 

O primeiro projeto foi apresentado por Paulo Sérgio de Oliveira, CEO da ARATAU e presidente do Conselho do Clube da Construção Civil (C3). Ele abordou a construção modular e a jornada do cliente, demonstrando como a realidade virtual está transformando o mercado imobiliário. “A maquete virtual tem se provado consistente o suficiente para ser uma ferramenta de vendas eficaz. Com ela, é possível configurar e personalizar o produto de acordo com o desejo do cliente. Ela tornou a jornada do cliente muito mais disruptiva. Chegamos ao requinte de demonstrar até a textura dos tecidos para os móveis”, explicou. 

Adriana Nunes Machado, superintendente de ESG do Grupo HTB, apresentou o projeto Ewood, que utiliza madeira proveniente de florestas manejadas de forma responsável. O sistema gera mais sustentabilidade para a obra, pois captura CO e transforma construções que antes eram emissoras em estruturas que retêm carbono. “O sistema construtivo da madeira Ewood é totalmente industrializado. Se comparado ao sistema convencional, ele reduz o prazo de entrega da obra e gera 50% menos resíduos.” 

O Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC) é uma realização da CBIC, em parceria com a RX | FEICON, com apoio do Sistema Indústria e correalização do SESI e SENAI. O evento conta com patrocínio oficial da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal, além do patrocínio da Saint-Gobain, no Hub de Sustentabilidade e Naming Room de Sustentabilidade; do Sebrae Nacional, no Hub de Inovação; e da Mútua, no Hub de Tecnologia. Também são patrocinadores do ENIC: Itacer, Senior, Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP, Associação Brasileira das Indústrias de Vidro – Abividro, Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas – Abrafati, Anfacer, Sienge, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – ApexBrasil, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI, Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP, Multiplan, Brain, COFECI-CRECI, CIMI360, Esaf, One, Agilean, Exxata, Falconi, Konstroi, Mais Controle, Penetron, Seu Manual, Totvs, Unebim, Zigurat e Yazo. 

Planejamento disruptivo – Com foco na medição dos impactos do setor, Alessandra Brito, cofundadora do portal Material 8, falou sobre o projeto da certificação XDASC, que avalia produtos e processos da indústria da construção civil, considerando variáveis como materiais, sistemas construtivos, tecnologia/instalações e design sob as perspectivas de desempenho ambiental, social e climático. “Outras indústrias, como a alimentícia, possuem parâmetros de informações padronizadas que ajudam o consumidor na escolha do produto. Mas isso não ocorria na construção civil. Com base nisso, desenvolvemos e fundamos o portal Material 8, buscando uma melhor especificação para o setor”, relatou. 

Fechando o painel, Carla Lupinacci discorreu sobre o papel do Portal Material 8, do qual também é cofundadora, na missão de ressignificar o modo de projetar e construir no Brasil. “Reunimos informações de forma clara, com dados nacionais sobre materiais e processos. Impactamos a comunidade de arquitetos, engenheiros e especificadores e geramos conexões estratégicas para o setor. Com o portal, simplificamos a busca por materiais de construção sustentáveis, tornando o processo mais ágil, objetivo e confiável.” 

O Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade é uma iniciativa da CBIC, por meio da COMAT em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para estimular a modernização da construção civil brasileira, reconhecendo, premiando e divulgando soluções relacionadas à tecnologia, à gestão da produção e à sustentabilidade dos empreendimentos do setor. 

O tema está alinhado com o projeto “Inteligência e Estratégia para o Futuro da Construção” – Construção 2030 –, da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da CBIC, em parceria com o SENAI. 

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.