Logo da CBIC
27/11/2024

CBIC celebra recorde de inscritos e entrega o 25º Prêmio de Inovação e Sustentabilidade

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) premiou os vencedores do 25º Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade em cerimônia realizada na noite da terça-feira (26/11), no salão de eventos do edifício-sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. Com o tema “O futuro chegou: vamos construir juntos a mudança”, a iniciativa da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) foi marcada, neste ano, pelo recorde de inscrições, com o recebimento de trabalhos de alta qualidade e diversidade de todo o país. 101 projetos participaram da seleção, cuja premiação reconhece o que de mais inovador foi produzido para o setor da construção no Brasil.

“Foi recorde e ficamos muito felizes. Isso tem a ver com o momento que a construção civil está passando. Essa conversa de inovação, de industrialização, nunca esteve tão presente. As pessoas procurarem um prêmio de tamanha vitrine, que é o prêmio CBIC, seria o caminho natural. E mais importante do que muita gente participando, é o fato de ter muita gente boa concorrendo”, disse o presidente da COMAT/CBIC, Dionyzio Klavdianos.

Segundo ele, o tema da agenda verde é fundamental para esse momento, em que o mundo discute o impacto e a responsabilidade das indústrias no cuidado com o meio ambiente. “O tema de sustentabilidade tem tudo a ver. A construção civil é um setor que realmente impacta o ambiente, então, se você não construir de forma organizada, industrializada, produtiva, de qualidade, pode ampliar esse impacto mais ainda”, apontou.

Durante a cerimônia, o presidente da CBIC, Renato Correia, afirmou que o prêmio veio contribuir com o processo de transformação tecnológica em curso no setor da construção. Ele também destacou a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin e outras autoridades no 99º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC) | Política & Estratégia, realizado também na terça-feira, ao longo do dia.

“Essa ideia de termos um prêmio de inovação e sustentabilidade no mesmo dia que o ENIC é muito bacana porque, em um primeiro momento, nós tivemos a presença do nosso presidente da República e pudemos ouvir o que ele pensa do nosso setor. Nós fecharmos esse evento falando sobre a nova indústria e a industrialização da construção e discutimos sobre a reforma tributária e a segurança jurídica”, disse. “É uma alegria pelo reconhecimento dessas autoridades e a importância desse setor para a sociedade brasileira. Isso acontece porque cada um de vocês faz um trabalho muito sério, seja na educação, na infraestrutura, na área de projetos, na área de mercado. É uma celebração para todos nós”, concluiu Correia.

Reconhecimento à inovação

A 25ª edição do Prêmio de Inovação e Sustentabilidade está alinhada ao Projeto Construção 2030, projeto da COMAT/CBIC destinado a estimular a industrialização do setor por meio da inovação aberta. Houve uma atualização das categorias: os finalistas ficaram divididos em subcategorias que abrangem desde pesquisa e desenvolvimento até trabalhos acadêmicos. Além de premiar as iniciativas selecionadas pela Comissão Julgadora, o prêmio contou com um troféu especial de escolha popular, entregue ao projeto mais votado pelo público.

A Superintendente de Desenvolvimento de Negócios e Head ESG Adriana Machado, da HTB Engenharia e Construção, vencedora da categoria Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – Protótipo, reconheceu a importância da premiação. “Gostaria de agradecer e parabenizar a CBIC por essa premiação que ajuda muito na divulgação e nas ideias para que nós tenhamos um mundo melhor, com mais sustentabilidade e inovação. O projeto que participei é o da madeira engenheirada, que contribui reduzindo 60% das emissões de carbono e traz sustentabilidade. Isso mostra uma possibilidade para que, no futuro, a gente possa construir mais e mais com esse material. É um material feito fora do país e, no Brasil, já temos algumas fábricas”, afirmou.

A madeira engenheirada é processada industrialmente para otimizar o desempenho e uso na construção civil. Adriana Machado disse acreditar no projeto para a construção de um mundo mais sustentável. “Acreditamos muito no mundo mais sustentável e com inovação. Trabalho nesse projeto com muita dedicação porque sabemos o quanto isso pode contribuir com as novas construções”, completou.

Vencedor na categoria Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado, o engenheiro civil Paulo Oliveira afirmou estar honrado pelo recebimento do prêmio. “É uma realização muito grande porque estamos militando nessa área há muito tempo e isso coroou o trabalho. Nós caminhamos para um mundo que carece de muitas soluções voltadas para a sustentabilidade, que sejam aderentes a ESG e a importância dessa premiação é enorme”, disse. “A construção é responsável por quase 40% das emissões de carbono, por 50% das matérias-primas extraídas da natureza e por um volume expressivo de volumes gerados. Então, não podemos continuar nessa toada. Olhar para uma construção mais verde, mais sustentável”, pontuou.

A CEO da Start Soluções para Resíduos, Luciana Vaz, finalista em duas categorias, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – Prova de Conceito, ficando em 1º. Lugar,  e Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – Protótipo, 2ª colocação, destacou a importância do prêmio. “Ficamos muito honrados com a premiação e poder contribuir com nossa solução para o desenvolvimento de construções sustentáveis e alcançar a reindustrilizacao com tecnologia nacional. Fomos contemplados com duas soluções em categorias diferentes e este reconhecimento fortalece nosso propósito”, disse.

Carla Rabelo, Diretora de Engenharia e Sustentabilidade da Tecverde Engenharia, trabalhou diretamente na elaboração de quatro cases vencedores do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade (2014, 2016, 2018 e 2024). Ela reforçou o compromisso com o propósito de tornar a construção civil brasileira mais industrializada e sustentável. Ela destacou a importância do projeto deste ano. “Este projeto foi um marco para a construção industrializada brasileira. Além da alegria em receber este prêmio, temos muito orgulho em termos feito parte do projeto da (re)construção de São Sebastião (SP)”, disse.

A arquiteta Aline Costa afirmou que participar do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade 2024 foi uma experiência enriquecedora e inspiradora. Ela foi vencedora na categoria Pesquisa Acadêmica: Trabalho de Conclusão de Curso. “Participar do evento foi uma oportunidade única para divulgar o projeto e, além disso, conectar-me com profissionais e especialistas comprometidos com a sustentabilidade na construção civil, ampliando trocas de conhecimento e inspirações para o futuro. Este reconhecimento reforça a importância de pensar cidades mais sustentáveis, resilientes e capazes de responder aos desafios do futuro”, disse.

O engenheiro civil e empresário Joaquim Caracas teve um duplo motivo para comemorar. Ele ficou em primeiro lugar na votação popular e na terceira posição na categoria Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – Mercado. “A festa de premiação foi perfeita. Estou muito satisfeito de ter conseguido o terceiro e primeiro lugar. O bom é que o nosso trabalho vem sendo reconhecido ao longo dos anos. E agradeço a todos os organizadores por essa celebração”, disse.

Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – Protótipo

Confira os vencedores das categorias

Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – Prova de Conceito:

1º lugar — POLIFRAME – Start Soluções para Resíduos

2º lugar — PORTAL MATERIAL 8: Catálogo e Certificação de Produtos Sustentáveis para Construção – Portal Material 8 Inova Simples

3º lugar — Uso de Hidrogênio como Combustível em Geradores de Energia e Empilhadeiras – Verdion Engenharia LTDA

Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – Protótipo:

1º lugar — HTB Ewood – HTB Engenharia e Construção S.A

2º lugar — Reparô – Pintura e Impermeabilização – Start Soluções para Resíduos

3º lugar — Exoesqueleto Flexível para Auxílio à Coluna Vertebral – Igor Ferreira de Oliveira e João Gabriel Quirino de Lima

Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – Mercado:

1º lugar — Construção Industrializada e Práticas Lean para Habitação Social Emergencial – Tecverde Engenharia S/A

2º lugar — Immer Homes – Solução de Habitação Sustentável – Immergrün Construções Inteligentes LTDA

3º lugar — Sistema PavPlus 2.0 – Joaquim Antônio Caracas Nogueira

Pesquisa Acadêmica – Trabalho de Conclusão de Curso:

1º lugar — Ecossistema Urbano: Masterplan Adaptativo para a Estação do Horto, Belo Horizonte – Aline Costa Vilela

2º lugar — Edifício Diagrid – Ivan Martins Pacheco Junior

3º lugar — Avanços e Perspectivas das Tecnologias de Captura e Utilização de Carbono – Sarah Danieli

Pesquisa Acadêmica – Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado:

1º lugar — Construção Modular e a Jornada do Cliente – Paulo Sérgio Ferreira de Oliveira

2º lugar — Brise-Soleil Responsivo: Desenvolvimento e Análise de Desempenho – Gabriel Moraes de Bem

3º lugar — Otimização computacional da Avaliação da Sustentabilidade do Ciclo de Vida (ASCV) integrado à Modelagem da Informação da Cidade (CIM)– Julianna Crippa

Votação popular

1º lugar — Sistema PavPlus 2.0 Estruturas 4.0 – Joaquim Antônio Caracas Nogueira

Clique aqui e acesse o site do Prêmio para mais informações sobre os projetos.

O tema tem interface com o projeto “Inteligência e Estratégia para o Futuro da Construção”, Construção 2030, da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.