Logo da CBIC
02/03/2023

Criado por brasileira, tijolo reduzirá impacto ambiental na construção

A engenheira brasileira Gabriela Medero criou o K-Briq, um tipo de tijolo sustentável e menos poluente. Nova aposta para a redução de impacto ambiental na construção civil, o produto gera menos de um décimo das emissões de carbono em sua fabricação, quando comparado ao tijolo comum.

Além de dispensar a queima da argila, 90% da composição do tijolo é feita com resíduos de construção.

O tijolo sustentável também oferece melhores propriedades de isolamento que a do barro e pode ser produzido em qualquer cor.

Outra boa notícia é que o tijolo sustentável poderá ser comercializado por meio da startup Kenoteq. Fundada pela engenheira brasileira, professora de engenharia na Universidade Heriot-Watt de Edimburgo, na Escócia, em parceria com o engenheiro Sam Chapman, a empresa recebeu um fundo de investimento da Zero Waste Scotland, desenvolvido para estimular iniciativas de economia circular na Europa.

Além de economizar energia no processo de fabricação, a empresa contribui para a redução da emissão de carbono ao produzir o produto localmente. O tijolo é feito em um centro de reciclagem em Edimburgo, diminuindo a necessidade de transporte durante o seu processo.

Para o desenvolvimento do K-Brig, Gabriela Medero dedicou mais de 10 anos de pesquisa na área de materiais de construção.

(Com informações da Revista Casa Vogue)

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.