Logo da CBIC
04/08/2022

Governo atende pleito da CBIC e mantém perspectivas de avanço do saneamento no País

O governo federal reduziu na quarta-feira (03/08) o imposto de importação de produtos usados na fabricação do plástico. A medida atende pleito da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) para o avanço do saneamento no Brasil, mantendo as perspectivas positivas do Novo Marco Legal do Saneamento (Lei 14.026/2020).

Em ação junto ao Ministério da Economia, a CBIC alertou o ministro Paulo Guedes sobre os aumentos sucessivos de insumos que se utilizam da matéria-prima de resinas termoplásticas, notadamente o PVC – Policloreto de Polivinila, gargalo que poderia colocar em risco os resultados pretendidos pela Lei.

No documento, a entidade solicitou a suspensão dos direitos antidumping sobre PP – Polipropileno e PVC, bem como a máxima redução do imposto sobre importação de tais insumos. “A magnitude dos aumentos sucessivos desses insumos, verificada sobretudo desde a pandemia da Covid-19 e agravada mais recentemente com a guerra no Leste Europeu, vem colocando em risco boa parte dos projetos de saneamento”, justificou Martins.

O desequilíbrio entre a oferta e a demanda, aliada a aplicação de medidas de defesa comercial contra importações, vinha produzindo um cenário de aumentos significativos de preços, sem qualquer relação com o custo da produção.

Martins reforça que ter saneamento básico adequado é um fator essencial para um país que precisa prevenir doenças e promover a saúde e melhorar a qualidade de vida da população. “Serviços como água tratada, coleta e tratamento de esgoto garantem a melhoria da qualidade de vidas das pessoas, sobretudo das crianças, promovendo efeitos positivos em todos os setores do país”, diz.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.