Logo da CBIC
19/05/2022

COMAT realiza reunião com participação do Inmetro e Antac

A Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realizou reunião online nesta quarta-feira (18).

A reunião, dividida em duas etapas, iniciou com debate entre o presidente da COMAT, Dionyzio Klavdianos e o assessor da presidência do Instituto Nacional de Meteorologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Marcos Aurélio Lima de Oliveira, sobre entraves regulatórios na importação de produtos (modelo de certificação do aço, certificação vinculada ao interessado, reconhecimento de certificação de laboratórios internacionais).

O tema, baseado na aprovação do modelo regulatório de 25 de fevereiro, levantou questões sobre a participação do setor nesse processo. De acordo com o assessor, o Instituto defende uma aproximação do setor regulado com o órgão e considera o trabalho feito, até o momento, um grande avanço. “Pela primeira vez, é uma oportunidade do setor regulado ser empoderado. E quando aparecer qualquer medida diferente da orientada pelo Inmetro, o setor pode se manifestar”, disse.

O assessor do Instituto ainda respondeu dúvidas sobre os temas:

  •  Desenvolvimento de rede de laboratórios de ensaios para construção civil, apontando a necessidade  de atenção em áreas consideradas mais carentes como Norte e Nordeste;
  •  Eliminação de redundâncias de programas de certificação voluntárias de produtos empregados na construção civil, como o  Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade (SBAC) e Programas Setoriais da Qualidade (PSQs) do PBQP-H; 
  • Capacitação em metrologia “elementar” para as construtoras. 


Na segunda etapa da reunião, o presidente da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC), professor Sérgio Scheer, falou sobre a meta de estimular o desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias relacionadas ao BIM e demonstrou a utilização do modelo na prática, com os projetos pilotos de Gestão e Controle de Obras e Gestão de Ativos. 

Scheer explicou ainda sobre o programa do Governo Federal, Construa Brasil, lançado com o objetivo de desburocratizar o setor da construção. “É importante lembrar que esse projeto é parte dos esforços para a disseminação da estratégia do BIM BR, Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling – BIM”, pontuou. 

O presidente da COMAT, Dionyzio Klavdianos, elogiou a apresentação: “Essa apresentação é interessante. É uma aplicação prática de BIM na questão do processo, que eu tenho visto que ainda está sendo um dos pontos mais difíceis”. 

O último tema da pauta foi sobre as normas técnicas prioritárias para 2022. O assessor técnico do Sinduson-MG, Roberto Matozinhos, destacou a importância do Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (GANT), que existe há mais de 10 anos. “O grupo tem como principal objetivo contribuir, apresentando a expertise dos construtores durante processo de elaboração e revisão do arcabouço de normas do setor da construção e ainda, acompanhar e divulgar para todo o setor, as alterações realizadas, induzindo o conhecimento e aplicação das normas técnicas”. 

A importância da participação dos representantes nesse processo também foi lembrada pelo assessor. “É de suma importância a mobilização de todos os profissionais, empresas e entidades no processo de normalização”, afirmou.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.