Logo da CBIC
20/12/2021

CBIC retomará projeto “Construção 2030” no próximo ano

A Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), presidida por Dionyzio Klavdianos, coordena e desenvolve ações em busca de soluções no campo dos materiais, sistemas construtivos, equipamentos e serviços. O objetivo são iniciativas que resultem na melhoria produtividade, da gestão da qualidade e da inovação tecnológica para as empresas da construção civil.

A comissão é um fórum permanente de discussão de assuntos de interesse do setor, tais como: normalização técnica; tendências e melhorias em materiais, processos de gestão, tecnologia e inovação.

Para a realização das suas ações, a área conta com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) no projeto “Inovação e Tecnologia na Indústria da Construção”.

Com exclusividade ao CBIC Hoje, o presidente Dionyzio Klavdianos pontou a ação de maior destaque da área no ano e o maior desafio para 2022. Confira a seguir:

CBIC Hoje: Qual assunto mereceu maior empenho da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) em 2021?

Dionyzio Klavdianos: Cooperativas de Compras. Criadas a partir de 2008 sob os auspícios da CBIC, que procurou disseminar a experiência da Cooperativa da Construção Civil do Estado do Ceará (Coopercon-CE) para demais estados brasileiros, o processo teve como marco a fundação da Cooperativa Central da Construção Civil do Brasil (Coopercon Brasil) em 2010. As cooperativas tornaram a ganhar destaque devido à crise de abastecimento e preços, provocada pela pandemia, como meio de combate aos monopólios existentes em diversos segmentos de materiais, seja através da formação de maiores volumes para compras, seja viabilizando o canal internacional para obtenção de insumos.

CBIC Hoje: Qual a maior conquista da Comat para o setor no ano?

Dionyzio Klavdianos: A viabilização do canal internacional de comércio de insumos, incluindo a conquista da certificação, via trading parceira, para compra de aço importado.

CBIC Hoje: Qual o maior desafio da área de inovação da CBIC em 2022?

Dionyzio Klavdianos: Retomada do projeto 2030 sob a nova perspectiva formada pelo impacto da pandemia na construção civil como um todo e nos canteiros de obras em particular. Muito que previu o documento para cenário futuro foi cumprido com o advento da pandemia e precisa ser analisado. O trajeto para que se atingisse o cenário pretendido para 2030 pode ser revisto frente a tudo que houve e o marco temporal recalculado.

Enquanto a equipe CBIC está de férias, aproveite para conhecer um pouco mais sobre as ações da área de Relações do Trabalho da entidade e suas publicações no site.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.