Logo da CBIC
09/12/2021

Quintas da CBIC: minha empresa sobrevive sem o uso do BIM?

Quintas da CBIC desta semana traz um dos painéis mais assistidos do 93º Enic 

O Quintas da CBIC desta semana (9) reprisou o painel “Meu Negócio Sobrevive sem o Uso do BIM?”, transmitido no 93º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), realizado online no mês de outubro pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

O evento debateu o ambiente de negócios e a prosperidade dos empreendimentos para avaliar a Modelagem de Informação da Construção (Building Information Modeling – BIM, em inglês) e questionar a sobrevivência das empresas sem o uso desta ferramenta.

No painel mediado pelo presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat/CBIC), Dionyzio Klavdianos, destacou que o  tema já é realidade no mercado e na vida dos profissionais envolvidos na construção civil e como isso tem mudado a forma com que as empresas percebem os custos e as projeções de uma obra.

Segundo os participantes do debate, a implementação do BIM requer uma mudança de cultura nos métodos e relacionamento entre os agentes participantes. O desafio é reunir informações multidisciplinares sobre o empreendimento desde a concepção até as fases de uso e manutenção, incluindo todos os envolvidos na concepção do projeto.

Wilton Catalani, presidente do BIM Fórum Brasil, lembrou que a adoção da tecnologia pelas empresas mantém a sustentabilidade dos negócios e que se trata de uma decisão estratégica e que os gestores fazem BIM para fazer mais barato, para ter mais controle e menos riscos.

Um dos desafios para a implementação do BIM, destacado pelos painelistas, é a gestão e o planejamento. Murilo Blanco Mello, gerente de Engenharia e Pesquisa & Desenvolvimento da Brasil ao Cubo, evidenciou que a adoção do sistema não é a questão principal de debate dentro das empresas. Mas, sim, de como evoluir, desenvolver soluções e ferramentas que ajudem a empresa a ser mais eficiente, otimizada e competitiva.

Jefferson Dias Santos, coordenador estadual de Projetos de Construção do Sebrae, e Klavdianos reforçaram que, além da necessidade do conhecimento da ferramenta, é importante uma mudança de cultura para a implementação desta tecnologia.

Enic – O 93º Enic é uma realização da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e conta com apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e de entidades do setor, com patrocínio do Sebrae, OrçaFascio, Konstroi, Agilean, Brain Inteligência Estratégica, Mútua e Predialize.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.