Logo da CBIC
12/08/2021

CBIC apresenta detalhes do novo Regimento do SiAC, com vigência em janeiro/22

Detalhes do novo Regimento do Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras (SiAC) foram apresentados durante o Workshop SiAC 2021, realizado pela Secretaria Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional (SNH/MDR) no dia 06/08. O evento contou com a participação da secretária Nacional de Habitação Substituta da SNH/MDR, Alessandra Vieira, e do presidente da Comissão de Materiais, Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Comat/CBIC), Dionyzio Klavdianos.

A partir do dia 15/01/2022 as auditorias devem ser feitas de acordo com o novo regimento, publicado em 14/01/2021.

O regimento adicionou novos requisitos e melhorias em diversos trechos do texto normativo, além das regras de transição que empresas construtoras e certificadoras terão que cumprir. Todos os processos de certificação inicial, supervisão e recertificação deverão, a partir de 15/01/2022, ser realizados exclusivamente em conformidade com a Portaria nº 75/2021.

SiAC, um dos projetos propulsores do PBQP-H

Sobre o regimento, Marcos Galindo, membro da Comat/CBIC e representante da entidade no Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação (CTECH) da SNH/MDR, ressaltou que não houve alterações significativas no documento, mas uma revisão geral de redação visando adequação às diretrizes do governo federal e ajustes para maior clareza e precisão.

A grande novidade do novo Regimento é o requisito que obriga as construtoras a estabelecerem critérios para qualificar (pré-avaliar e selecionar) os laboratórios que fazem os serviços de controle tecnológico. Este procedimento deve ser realizado em conformidade com os parâmetros definidos nos referenciais normativos e se constitui em um desafio para as construtoras em todo o país.  O objetivo deste requisito é melhorar a confiabilidade dos ensaios que verificam o atendimento dos materiais e serviços controlados às normas técnicas brasileiras.

As mudanças de caráter geral do regimento foram apresentadas pela chefe de Gabinete da SNH, Rhaiana Bandeira Santana. Já a acreditação de laboratórios, procedimentos técnicos, custos e relação de laboratórios acreditados em escopos da área de Construção Civil ficou a cargo de Aldoney Costa, do Inmetro.

Também foram apresentadas informações sobre a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), por Jefferson Carvalho, da Abrac, e as dúvidas, questões recorrentes e sugestões acerca do Regimento foram tratadas por Antônio Rosa e Fábio Martins, da SNH.

O assunto tem interface com o projeto “Inovação e Tecnologia na Indústria da Construção” da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) com correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.