Logo da CBIC
23/03/2021

CBIC propõe que governo reduza imposto de importação do aço

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) participou hoje (23) de reunião no Ministério da Economia com representantes da cadeia produtiva do aço e entidades representativas dos principais compradores do país.

Para o presidente da CBIC, José Carlos Martins, a percepção do mercado é de desabastecimento.

“Precisamos de um choque de oferta para restabelecer o equilíbrio entre a oferta e a demanda. Nossa proposta é a redução imediata do imposto de importação”, disse.

Na última sexta-feira (19), a entidade fez um levantamento com 206 empresas do setor em todo o país e 84% delas disseram que há desabastecimento de aço em suas regiões. Também foi perguntado às empresas quais materiais estão com o prazo de entrega maior que o habitual —para 82,9% delas, a resposta foi o aço.

Na reunião de hoje, a CBIC apresentou ao secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, a pesquisa completa, mostrando números sobre o problema. Para o setor, enquanto a oferta e a demanda não forem normalizadas não será possível estabilizar preços.

O desabastecimento e a insegurança com relação aos custos de vários materiais podem prejudicar a atividade da construção, que no início do ano projetava crescer 4% em 2021 e gerar 200 mil novas vagas de empregos.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.