Logo da CBIC
03/02/2021

Norma de Concreto dosado em central entra em Consulta Nacional

A Norma ABNT NBR 7212 Concreto dosado em central – Preparo, fornecimento e controle foi adicionada à Consulta Nacional em 2 de fevereiro. Durante o período de 30 dias, que finaliza no dia 3 de março, qualquer interessado pode se manifestar a fim de recomendar à Comissão de Estudo autora a aprovação dos textos como apresentados; a aprovação dos textos com sugestões; ou a não aprovação, devendo, para tal, apresentar as objeções técnicas que justifiquem sua manifestação.

Elaborada pela Comissão de Estudo de Concreto Dosado em Central (CE-018:300.010) do Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados (ABNT/CB-018), a ABNT NBR 7212:2021, quando aprovada, cancelará e substituirá a ABNT NBR 7212:2012, a qual foi tecnicamente revisada.

A Norma estabelece os requisitos para o preparo de concreto dosado em central, incluindo controle de qualidade dos materiais constituintes, dosagem, mistura, transporte e entrega do concreto, bem como para as operações de controle e análise do seu processo do preparo. Aplica-se ainda, no que couber, aos casos em que a executante da obra dispõe de central de concreto.

Embora seja direcionada àqueles que preparam concreto dosado em central, situação pouco comum às construtoras, esta norma é de vital importância para a mediação da relação dessas com as empresas de serviço de concretagem. Questões como pedido, entrega de concreto e documentos que devem acompanhar esta entrega são definidas nos seus requisitos específicos. Desta forma, salvo acordo entre contratante e contratada, todos esses requisitos são considerados como parte integrante dos contratos de fornecimento de concreto firmados entre construtoras e concreteiras. Os demais requisitos servem às construtoras como critérios a serem observados no processo de qualificação das concreteiras, quando, evidentemente, constem nos seus procedimentos a qualificação e avaliação dos seus principais fornecedores.

Cabe ressaltar que o título da norma foi alterado por sugestão do membro do Gant/Comat e da Comissão de Estudo da ABNT, engenheiro Lydio Bandeira. Ele deixou de ser “Execução de concreto dosado em central – Procedimento” e passou a ser “Concreto dosado em central – Preparo, fornecimento e controle”. Desta forma, Lydio acredita que as construtoras, ao tomarem conhecimento do seu título, entenderão que a norma também trata de questões referentes ao fornecimento de concreto e, consequentemente, estabelece regras para a relação concreteira-construtora.

A Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) por meio de seu Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant), divulgou e participou das reuniões de discussão do texto proposto para a revisão da ABNT NBR 7212.

Para acompanhar as alterações de normas técnicas do setor da construção acesse o Portal de Normas Técnicas da CBIC. Através do cadastro gratuito poderá ter mais informações desta e de outras normas da ABNT.

O acompanhamento de normas técnicas é parte integrante do ‘Projeto Inovação e Tecnologia’ da CBIC com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.