Logo da CBIC
23/11/2020

Emendas à Norma de Desempenho entram em consulta nacional

Após sete anos de publicação da ABNT NBR 15575 Edificações habitacionais – Desempenho, três, das seis partes da norma entraram em consulta nacional na terça-feira (17/11). Os interessados têm até o próximo dia 16 de dezembro prazo para participarem.

Com o entendimento de que não é o momento de uma ampla revisão da norma, foi iniciado o processo de atualização e ajuste dos textos, discutidos na Comissão de Desempenho de Edificações (CE-002:136.001). As três Emendas revisam parte do conteúdo, referente ao Desempenho Térmico, sendo mantido o restante inalterado:

As principais entidades do setor se mobilizaram e estruturaram workshops com o intuito de discutir previamente e tornar mais fluido e amplo os debates na Comissão. Um ponto de consenso é que não é o momento de ampliação e aumento de critérios de desempenho.

Estruturadas a partir de análises e observações relevantes a respeito do Desempenho Térmico, as partes 1, 4 e 5 tiveram importantes atualizações das quais a Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) destaca:

  • atualização das referências normativas;
  • inclusão de 62 termos e definições visando maior entendimento dos textos;
  • na Parte 1, de requisitos gerais, foram atualizados os procedimentos de avaliação de desempenho térmico (Simplificado e Simulação Computacional), tratando de forma mais clara os aspectos da medição de propriedades térmicas de materiais e elementos construtivos; as características do programa de simulação computacional, do arquivo climático, do modelo de referência e do uso da ventilação natural; e a modelagem da unidade habitacional. Houve também inclusão de Anexo informativo referente ao impacto da degradação das superfícies na absortância à radiação solar, em função do tempo de exposição destas;
  • na Parte 4, de vedações verticais, foram melhor detalhados e/ou descritos os critérios e métodos que se referem ao: percentual de abertura para ventilação (Pv,APP); cálculo do percentual de abertura para ventilação; elementos transparentes e cálculo do percentual de elementos transparentes;
  • na Parte 5, de coberturas, houve melhoria do texto a fim de dar melhor entendimento aos itens: Generalidades; Requisito – Desempenho térmico de coberturas; Critério – Transmitância térmica de coberturas (Ucob); Método – Cálculo da transmitância térmica de coberturas.

A Comat/CBIC, por meio do seu Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (GANT), divulgou e participou das reuniões de discussão dos textos propostos para as Emendas.

Para acompanhar as alterações de normas técnicas do setor da construção acesse o Portal de Normas Técnicas da CBIC. Através do cadastro gratuito poderá ter mais informações desta e de outras normas da ABNT.

O acompanhamento de normas é parte integrante do ‘Projeto Inovação e Tecnologia’ da CBIC com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.