Logo da CBIC
05/08/2020

Avança a normalização sobre o BIM no Brasil

A normalização referente ao Building Information Modelling (BIM) no Brasil, incluindo sistemas de classificação de elementos e compo­nentes da construção, tem seu desenvolvimento apoiado na disseminação desse conceito inovador e nas aplicações das tecnologias correlacionadas ao tema nos diversos setores da cadeia industrial da construção civil no país.

 O desenvolvimento da normaliza­ção do BIM ocorre no âmbito da Co­missão de Estudo Especial de Mo­delagem de Informação da Construção (BIM), a ABNT/CEE-134, que foi instalada em junho de 2009 pela Associação Brasileira de Nor­mas Técnicas (ABNT) em atenção a solicitação do Ministério do De­senvolvimento, Indústria e Comér­cio Exterior (MDIC).

À época, de acordo com a ABNT,  por meio de estudos realizados na agen­da de ações da Política de Desenvol­vimento Produtivo (PDP) setorial da Construção Civil, identificou­-se a necessidade do desenvolvi­mento de Normas Brasileiras para a classificação de padrões e com­ponentes construtivos. Era preci­so, inicialmente, suprir a lacuna de padrões de referências nacionais de terminologia e de caracterização de componentes da construção.

“Em abril deste ano, o Decreto nº 10.036 estabeleceu a utilização do BIM na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia, realizada por órgãos e entidades da administração pública federal, com implementação em etapas, a partir de 2021 até 2028, incluindo licitações, planejamento e o controle da execução de obras, entre outros aspectos”, destaca o diretor geral da ABNT, Ricardo Fragoso (Boletim ABNT)

 

Sinergia de esforços

De acordo com a ABNT, ao longo de toda a trajetória de elaboração de normas relacionadas ao BIM no Brasil, tem sido crescen­te o envolvimento e o interesse de aproximação e colaboração com os temas estudados para desenvolvi­mento da normalização aplicada nos setores diretamente relaciona­dos à infraestrutura.

Tal sinergia de esforços e contribuições das Partes Interessadas (PI) tem significante ampliação com as respectivas par­ticipações nos desenvolvimentos dos estudos e projetos de normas no âmbito da Comissão a partir de 2017.

As reuniões plenárias da ABNT/CEE-134 oorrem na primeira quinta-feira de cada mês, e desde 2019 são realizadas com viabilidade para participação pre­sencial ou remota via plataforma web.

Os interessados em parti­cipar devem entrar em contato enviando e-mail para  [email protected], na Gerência do Processo de Normalização.

O acompanhamento do BIM integra o projeto ‘Inovação e Tecnologia’ da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

Veja íntegra de matéria sobre o assunto no Boletim ABNT.

(Fonte: Boletim ABNT 244)

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.