Logo da CBIC
28/07/2020

Comissão de Vedações Corta-Fogo da ABNT apresenta normas de Selagens

O coordenador dos trabalhos de elaboração das normas de Selagens Resistentes ao Fogo em Barreiras de Compartimentação da Comissão de Estudo de Vedações Corta-fogo (CE-024:101.006) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Antônio Fernando Berto, debateu ontem (27), durante reunião, os principais impactos dos Projetos de Normas. A apresentação foi feita em atendimento à solicitação dos membros do Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant)/Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Um dos destaques foi a exposição da Parte 2 da Norma ‘Selagens de aberturas de passagem de instalações de serviço em elementos de compartimentação – Parte 2: Ensaio de resistência ao fogo’, que finalizou sua discussão na Comissão de Estudos e foi encaminhada à ABNT para análise e adequação para envio à Consulta Nacional.

Segundo o coordenador, os trabalhos em relação à Parte 1 da Norma ‘Selagens resistentes ao fogo em elementos de compartimentação – Parte 1: Requisitos’ estão avançados e as duas últimas Partes (3 e 4) serão as próximas a entrar na pauta da Comissão de Estudos:

  • Selagens de juntas em elementos de compartimentação – Parte 3: Ensaio de resistência ao fogo;
  • Selagens perimetrais em elementos de compartimentação – Parte 4: Ensaio de resistência ao fogo.

Outro destaque foi a discussão sobre o projeto de norma complementar de ‘Classificação de resistência ao fogo de elementos construtivos para edificações’, que também está sendo elaborado pela Comissão de Estudo de Vedações Corta-fogo. Veja a apresentação.

Os membros do Gant apontaram ao coordenador Antônio Berto a questão da falta de dados técnicos de ensaios de resistência ao fogo de materiais e a importância da disponibilização das informações para a Indústria da Construção. O grupo registrou que saber a classificação e o tempo de resistência dos materiais mais utilizados na construção civil são fundamentais para os projetistas especificarem corretamente em seus projetos.

Já a superintendente do ABNT/CB-002 – Comitê Brasileiro da Construção Civil, Lilian Sarrouf, demonstrou a evolução dos trabalhos do comitê e abordou a nova pauta da Comissão: o Projeto de Norma ‘Garantias das edificações – requisitos e procedimentos para aplicação das condições de garantias’. Sarrouf também enfatizou a importância do Gant/CBIC neste processo e colocou-se à disposição do Grupo.

A coordenadora do Grupo Regional de Normas Técnicas de Pernambuco e representante do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon-PE), Elka Porciúncula, apresentou os membros de seu Grupo e as discussões de Normas da ABNT que cada um vem participando. Segundo Elka, a participação de várias entidades no Grupo Regional, como Ademi-PE, Senai-PE, Itep, Unicap, ABCP, Cau-PE, Crea-PE, Telecomat, Upe,entre outras, garantindo acompanhamento de normas multidisciplinares e uma troca muito rica entre os membros.

“Essa troca de informações se estende aos membros do Gant, que dão suporte ao grupo e tem o papel fundamental de disseminar as informações para todas as regionais”. completa Elka.

Para acompanhar as alterações de normas técnicas do setor da construção, acesse o Portal de Normas Técnicas da CBIC. O cadastro, gratuito, dá acesso às informações destas e de outras Normas ABNT.

O acompanhamento e gestão das normas técnicas do setor integra o projeto ‘Inovação e Tecnologia’, realizado pela CBIC, por meio da sua Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat), com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.