Logo da CBIC
26/07/2019

Setor da construção debate sobre normas técnicas

A reunião da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), aconteceu ontem, dia 25, em Brasília e foram debatidos relevantes temas como a revisão da norma de desempenho, as ações referentes à disseminação do BIM (Building Information Model – Modelagem de Informações da Construção) pela CBIC, a apresentação de um caso prático na aprovação de Ficha de Avaliação de Desempenho (FAD), a proposta de avaliação do atendimento às normas técnicas no âmbito do Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras (SiAC) do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), dentre outros.

A apresentação ‘Andamento da revisão da norma de desempenho’ foi realizada pelo coordenador da comissão especial de revisão da referida norma, Fábio Villas Boas, que relatou os desdobramentos desde a reunião de reabertura da comissão, até as ações que estão em andamento atualmente. Fábio reiterou que a revisão continua pautada pelos princípios debatidos nos workshops promovidos pela CBIC em 2018 e durante a reunião de reabertura da CE, sendo eles:

  • A correção de situações que tecnicamente não estão corretas; melhoria da precisão do texto para situações em que a norma gera interpretações diferentes; atualização das normas citadas (muitas normas canceladas e substituídas e normas novas);
  • Harmonização com outras normas e com outros regulamentos e legislação (retirar choques que trazem complexidade para a prática de projeto e construção);
  • Planejamento da revisão de normas associadas, e situações onde não há normas e é preciso complementar (remeter para a criação de normas específicas e planejar seu desenvolvimento).

Segundo o coordenador, os temas que tiveram debates específicos entre ele, o secretário da CE e especialistas foram: acústico, lumínico, térmico e durabilidade, e os principais pontos de discussão foram abordados durante a sua apresentação. “O fórum de validação são as reuniões em plenária da comissão de estudo, o que está se discutindo nos grupos de trabalho não são mudanças, mas proposições”, reforçou. A palestra transmitida foi trasmitida via videoconferência (assista no perfil da CBIC no Facebook.

Outro destaque foi a apresentação de Lydio Bandeira, do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio), que apresentou uma proposta do sindicato sobre a avaliação do atendimento às normas técnicas no âmbito do Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras (SiAC) do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) contemplando o desenvolvimento de listas de verificação que seriam abertas às construtoras e organismos certificadores. “O debate sobre a lista de verificação pode ajudar as duas partes, mas é importante destacar que a criação partiria do setor. O desenvolvimento seria progressivo, inciando-se por poucas normas e à medida da utilização e experiencia, desenvolve-se novas.”, explicou Lydio.

Charles Ruas, da Viana e Moura Construções, apresentou suas experiências e impressões do processo de aprovação de uma Ficha de Avaliação de Construções de Desempenho (FAD) e explicou que, apesar da FAD ter surpreendido a construtora durante a execução de um empreendimento, consegue-se perceber o benefício trazido. “A FAD em si é importante, principalmente para os pequenos construtores. A partir da publicação, as informações de desempenho de determinado sistema ficam disponíveis publicamente, substituindo a necessidade de ensaios para especificação em projeto, esse é um grande benefício. A questão da garantia de desempenho também é fundamental e a FAD aumenta nosso respaldo jurídico, além de nos ajudar em relação a comprovação de desempenho”, destacou Ruas.

Em sua fala sobre ‘O Futuro do BIM na CBIC’, Dionyzio Klavdianos, o presidente da Comat, reforçou que o case do BIM Colaborativo de Brasília deu muito certo. “Os resultados do BIM foram bastante positivos no DF. A ideia é dar continuidade e espalhar a proposta por toda a cidade”. Dionyzio falou também sobre a ideia de expandir o projeto nacionalmente. “Já está em andamento um acordo para o Senai Nacional ser parceiro nesse cenário de disseminação do BIM pelo Brasil com a metodologia desenvolvida no piloto. O programa já está formatado e, dando certo, vamos apresentar os resultados no ENIC do ano que vem”, comentou Klavdianos.

Já Rafael Possobom, do Sinduscon-BC, apresentou uma proposta para autorregulação do setor da construção. “A autorregulação é um conceito econômico e liberal que ainda pode ser uma forma de receita para o setor”, destacou. Desburocratização e segurança jurídica são algumas das vantagens apontadas por Possobom.

Roberto Matozinhos, do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), encerrou o debate falando sobre “Desenvolvimento dos grupos regionais de acompanhamento de normas técnicas” e convidando os interessados a se cadastrarem no Portal onde todas as comissões estão cadastradas (www.cbic.org.br/normasdaconstrucao/). “O debate não para e o principal trabalho do grupo é a participação, não o monitoramento. O portal tem um papel importante de disseminar o máximo possível de informações, e para receber as atualizações basta se cadastrar gratuitamente”. Matosinhos comentou ainda foram elencadas 50 normas consideradas prioritárias que estão sendo trabalhadas no portal.

As palestras que foram apresentadas durante a reunião integram os projetos Gestão das Normas Técnicas do Setor e Tendências e Melhorias de Gestão, Tecnologia e Inovação na Construção, iniciativas da CBIC com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

Confira as fotos da reunião aqui.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.