Logo da CBIC
02/07/2019

Aumenta otimismo da indústria de materiais de construção em junho

Dados da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), divulgados nesta terça-feira (02/07), indicam uma avaliação mais positiva nas vendas de materiais de construção ao mercado interno em junho. O otimismo das lideranças da indústria de materiais se deve às pretensões de investimento no médio prazo, ainda que o nível de utilização de capacidade instalada do setor siga estanque.

“A indústria de materiais de construção se movimenta para depender menos das ações governamentais, além de contribuir com o debate público com dados e estudos. Notamos, pelo resultado obtido pelo setor em maio e a expectativa positiva para o mês de junho, que há avanços importantes na reação da indústria, ainda que reformas estruturais como a da previdência e a tributária ainda não tenham caminhado como esperávamos”, afirma Rodrigo Navarro, presidente da Abramat.

Ao analisar o faturamento das empresas em junho, o  Termômetro da Abramat – pesquisa de opinião junto às lideranças da indústria de materiais de construção – revela que 37% das associadas consideraram o resultado no mês como “muito bom” ou “bom”, ao passo que 37% avaliam o período como regular e as demais 26% reportaram desempenho “ruim” ou “muito ruim”.

A expectativa sobre o mês de julho tem o mesmo grau de otimismo, mas menos pessimismo, com 37% esperando um desempenho “muito bom” e “bom”, 41% tem expectativa de um mês “regular”, enquanto 22% esperam um período “ruim”.

No início de 2019 os empresários das indústrias de materiais de construção demonstravam alta expectativa sobre o novo governo, cenário que sofre mudanças de acordo com a evolução, ou não, das pautas relevantes à indústria de materiais de construção. O Termômetro de junho aponta que 19% das empresas manifestaram otimismo sobre as ações do governo, 59% indiferença e 22% pessimismo. Somente 8% das empresas ainda indicavam otimismo com as ações governamentais no termômetro de maio. Como referência, este percentual chegou aos 56% em janeiro desse ano.

Fonte: Abramat – Termômetro Edição Junho/2019

 

A variação do otimismo acaba impactando também as pretensões de investimento do setor no médio prazo. O aumento de 7% indicado por essa edição do termômetro aumenta o número de empresas com pretensões de investir nos próximos 12 meses para 70% das associadas. Diferente de outras edições do estudo, o termômetro de junho indica que a variação dos demais indicadores não representou alteração no índice de utilização da capacidade instalada, que se manteve em 69%.

 

Fonte: Abramat – Termômetro Edição Junho/2019

 

Fonte: Abramat – Termômetro Edição Junho/2019
COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.