Logo da CBIC
28/06/2019

Artigo: 2º SeBIM MG: Os avanços de tecnologia BIM e os seus desafios nas empresas

Carla de Paula Amaral Macedo é vice-presidente de Recursos Associativos e Comunicação da Abrasip-MG

Não é de hoje que os avanços tecnológicos são palco de discussões dentro das companhias e em diversos eventos no Brasil. Considerado um diferencial para alavancar os negócios, o aperfeiçoamento das técnicas nas organizações assusta os gestores, pois requer mudanças significativas na estrutura de trabalho. No setor de engenharia não é diferente. O mercado da construção, por exemplo, se depara com desafios e dificuldades em todas as suas etapas e as tecnologias surgem como facilitadoras nesse processo.

Ao tratar da evolução da indústria na construção civil não podemos nos esquecer de citar o BIM (Building Information Modelling). A metodologia, já considerada uma realidade no país, aprimora os processos e execução do projeto, melhora a previsão dos orçamentos, minimiza atrasos e outros contratempos que geram custos extras e podem colocar em risco a saúde financeira do empreendimento. No entanto, ainda há muito o que se fazer pois, infelizmente, gargalos como a capacitação dos profissionais e a padronização na linguagem dos softwares são muito comuns em companhias de engenharia e arquitetura.

Preocupadas com a constante evolução do mercado construtivo e o descompasso ainda presentes nas organizações quando o assunto é o BIM, entidades relacionadas ao setor da construção viabilizam encontros no Brasil, como o caso do Seminário de BIM em Minas Gerais, o SeBIM MG, já em sua 2ª edição. O evento realizado no dia 26 de junho, considerado um dos principais da área no país, é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais (Abrasip-MG), em conjunto com a Câmara Brasileira de BIM, o Sebrae e o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG).

Hoje, o BIM é o nosso grande protagonista, e o seminário vem justamente para estimular e aumentar o conhecimento relacionado ao tema que, se comparado com outros países, ainda se encontra em patamares menos desenvolvidos no Brasil. Durante o encontro realizado, que reuniu os principais agentes do segmento, tivemos a oportunidade de nos aprofundar sobre as dores do setor e apontar caminhos para o desenvolvimento do mercado.

Ao lado de parceiros e palestrantes convidados, apresentamos cases de sucesso e semeamos ideias de que é possível evoluir com o BIM no mercado. Basta ter em mente que é preciso determinação e uma preparação adequada nas empresas. Afinal de contas, nada é conquistado de um dia para o outro, mas, sim, é fruto de muito trabalho e compreensão das tecnologias e suas aplicações.

Mesmo que a passos lentos, o Brasil vivencia uma grande jornada na utilização da ferramenta.  Já existem dados, conforme falado em palestra no 2ª SeBIM MG, que reforçam como a Indústria 4.0 traz benefícios para os negócios: em todos os setores, a tecnologia se impõe de forma irrefutável, por meio de robôs, inteligência artificial, melhorando a eficiência do trabalho entre 10% e 25%, reduzindo o consumo de energia entre 10% e 20% e os de manutenção em um percentual entre 10% e 40%, além de outras vantagens.

Cabe a nós, profissionais e empresários, o papel de reestruturar os nossos negócios e o nosso quadro de colaboradores para melhorar a utilização das novas tecnologias. O BIM não representa simplesmente uma vantagem estratégica, ele o único caminho possível para o desenvolvimento sólido do setor. Quem não se adaptar a ele, não vai sobreviver. Isto vale para as empresas de software e também para as de projeto. Espero que, por meio do SeBIM e de outros seminários, os líderes, estudantes e profissionais como um todo enxerguem o potencial revolucionário desta ferramenta em todas as fases da construção civil.

 

*Artigos divulgados neste espaço, não necessariamente correspondem à opinião da entidade.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.