Logo da CBIC
06/12/2018

CBIC assume presidência do Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) foi escolhida nesta quinta (6) para presidir o Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação (CTECH). A decisão ocorreu em reunião no Ministério das Cidades. Também foram celebrados os 20 anos do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H).

A CBIC será representada por Marcos Galindo, integrante da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da entidade e do Sindicato da Indústria da Construção Civil da Bahia (Sinduscon-BA). A presidência do CTECH dura dois anos e é revezada entre iniciativa pública e privada.

“Quero agradecer pela confiança de todos, em nome da CBIC. Isto é algo que todos valorizamos no PBQP-H: a gestão compartilhada. Dessa forma, unimos o poder público, a iniciativa privada e o conhecimento acadêmico para elevar a qualidade e produtividade das obras habitacionais brasileiras, principalmente na área das habitações sociais”, comemorou Marcos. “É um desafio, mas está sendo vencido pouco a pouco, passo a passo. ”

Vinculado à Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, o CTECH tem a função de tem a função de apoiar as inovações tecnológicas no setor de habitação e no ambiente construído, além de atuar junto ao governo para o desenvolvimento de políticas públicas.

O comitê conta com a participação de outros ministérios e agentes governamentais, além de agentes de fomento e representantes da cadeia produtiva da construção.

PBQP-H comemora 20 anos de atividade
Criado em 1998, o PBQP-H é um dos instrumentos do Governo Federal voltado para aprimorar a qualidade do habitat e a modernização produtiva no setor habitacional – e principalmente o de habitações sociais –, por meio da implementação de sistemas de avaliação e qualificação de produtos e serviços.

Em comemoração às duas décadas de trabalho, foi lançado durante a reunião desta quinta o livro “Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat – 20 anos / 1998-2018”. A publicação conta a história da iniciativa, como ela funciona, quais são seus objetivos e desafios para o futuro.

A Secretária Nacional de Habitação, Maria do Socorro de Campos Lira, que deixou hoje a presidência da CTECH, ressaltou a importância do programa. “O Ministério das Cidades tem enorme orgulho de estar dentro dessa casa e de melhorar juntos a qualidade de vida das pessoas deste país”, afirmou.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.