Logo da CBIC
15/06/2018

O potencial de contribuição da academia na difusão do BIM

Professoras Regina coeli ruschel e Mariana Monteiro xavier de lima

Na data de 18/05/2018 foi publicado no Diário Oficial da União o Decreto No. 9.377 (Brasil, 2018), que instituiu a Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling no Brasil. A Estratégia BIM BR tem como finalidade promover um ambiente adequado ao investimento em Modelagem da Informação da Construção assim como sua difusão no País. É sabido que um plano de execução BIM para projeto envolve a identificação das metas e usos do BIM desejados, o desenho dos mapas de processos relacionados, a definição das trocas de informações necessárias e , finalmente, a definição do suporte de infraestrutura requerido. Uma vez traçado esse plano, inicia-se a implementação de BIM desejada, envolvendo treinamentos e aquisições para a execução de projetos pilotos. O volume 2 da Coletânea Implementação do BIM para Construtoras e Incorporadoras (CBIC, 2016) traz orientações para o planejamento de uma implementação BIM. Tudo parte do conhecimento sobre os possíveis usos do BIM. É sobre esse enfoque que gostaríamos de diagnosticar o potencial da Academia Brasileira para subsidiar a difusão do BIM no Brasil.
Uma forma de avaliar quais usos do BIM são investigados é analisando os artigos apresentados nos eventos científicos da Associação Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído (Antac), referência nesse contexto, o Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação e Comunicação na Construção (SBTIC) e o Encontro Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído (ENTAC). O SBTIC mais recente foi realizado em novembro de 2017 em Fortaleza, e foi organizado pela Universidade Federal do Ceará. O último ENTAC foi realizado em São Paulo, em setembro de 2016, tendo sido organizado pela Universidade de São Paulo e Instituto de Pesquisas Tecnológicas.

Apresentamos uma análise dos trabalhos sobre BIM classificando o conhecimento nos usos adaptados para o contexto brasileiro. Utiliza-se a definição de usos do BIM apresentada por Succar, Salleb e Sher (2016) – disponível em http://bimexcellence.com/model-uses/ – por fazer parte da iniciativa BIMe. A BIMe é um projeto de pesquisa internacional comunitário que inclui avaliação aberta e um dicionário BIM multilíngue (incluindo português). Membros do GT TIC participam dessa tradução. A lista de usos do BIM é abrangente e bem definida: (i) usos genéricos que definem disciplinas de modelagem – tais como arquitetura, estruturas e instalações; (ii) usos associados a domínios do ciclo de vida – captura e representação, planejamento e projeto, simulação e quantificação, construção e fabricação, operação e manutenção, monitoramento e controle e de extensão com Sistemas de Informação Geográfica (SIG), Sistemas de Gestão Empresarial (ERP), Internet da Coisas (IoT) entre outros; e (iii) usos específicos que requerem customização. Nossa análise sobre o conhecimento dos pesquisadores associados ao GT TIC será por meio do mapeamento das pesquisas realizadas e os usos de domínio do ciclo de vida.

A Figura 1 permite uma comparação e análise entre o conhecimento difundido nos dois eventos. Percebe-se a intensificação na disseminação do BIM entre o Entac 2016 e SBTIC 2017. Pode-se observar maior ênfase de pesquisa em BIM associado ao uso em planejamento e projeto seguido da construção e fabricação. Esse é um perfil diferente do encontrado na prática brasileira. A adoção de BIM é maior na prática associada à construção. Verifica-se um potencial de contribuição em relação a planejamento e projeto abrangendo a verificação automática de códigos, o redesenho de mapas de processos, a avaliação de requisitos de sustentabilidade e acessibilidade e a gestão de projeto, por exemplo.

Figura 1 – Classificação das pesquisas brasileiras em BIM apresentadas no Entac 2016 e SBTIC 2017

As abordagens didáticas e transformações na graduação de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil para incorporar BIM também foram discutidas nos trabalhos científicos. Destaque-se o crescimento de pesquisas sobre aplicação do BIM em operação e manutenção e sobre extensão do BIM para ligações com SIG e IoT. Os interessados em conhecer esses estudos podem consultar os anais dos eventos disponíveis: SBTIC 2017 e ENTAC 2016. Também incentivamos a participação no Etac 2018, que será realizado em Foz do Iguaçu, de 12 a 14 de novembro de 2018. Maiores informações estão disponíveis em http://entac2018.com.br/.

Profa. Dra. Regina Coeli Ruschel
Coordenadora GT.TIC
Universidade Estadual de Campinas
[email protected], [email protected]

Profa. Dra. Mariana Monteiro Xavier de Lima
Coordenadora Associada GT.TIC
Centro de Tecnologia, Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Universidade Federal do Ceará
[email protected], [email protected]

REFERÊNCIAS

BRASIL. Decreto n. 9.377, de 17 de maio de 2018. Institui a Estratégia de Disseminação do Building Information Modelling. Diário Oficial da União, Brasília, Edição 95, Seção 1, p. 3, mai. 2018. Atos do Poder Executivo.

SUCCAR, B.; SALEEB, N.; SHER, W. Model uses: foundation for a modular requirements clarification language. In: AUSTRALASIAN UNIVERSITIES BUILDING EDUCATION ASSOCIATION CONFERENCE, 40., 2016, Cairns.
Proceedings … Rockhampton: Central Queensland University, jul. 2016. p. 45-57. Disponível em: <https://espace.library.uq.edu.au/view/UQ:396629/UQ396629_frontmatter.pdf>. Acesso em: 29/05/2018.

CBIC – CÂMARA BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DA
CONSTRUÇÃO. In: Coletânea implementação do BIM para construtoras e incorporadoras. Brasília, 2016. v. 2, São Paulo, 1974. v. 2, p. 15-66. Disponível em: <https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSclHP41wOJ90HkZpdN-p1-3_LTG0ZY8HTAhKLqEHCDSzI9Rug/viewform?usp=sf_link>. Acesso em: 29/05/2018.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.