Logo da CBIC
17/05/2018

Decreto Presidencial inaugura política para democratizar o uso do BIM 

O governo federal publicará o decreto que cria a Estratégia Nacional para a Disseminação do Building Information Modeling, o BIM. O documento está assinado e o anúncio foi feito pelo ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Lima, durante solenidade de abertura do 90 Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), realizado na noite da quarta-feira, em Florianópolis (SC). Essa medida tem por objetivo disseminar e induzir a democratização do uso desse conjunto de processos construtivos em todas as obras e projetos realizados pelas diversas esferas do governo federal. O decreto estabelece metas de redução dos custos da construção em 9,7% e de aumento da produtividade em 10% caso a adoção dos processos BIM pelas empresas se multiplique por dez, num prazo de 10 anos. Alcançadas, essas metas poderão render acréscimo projetado de 28,9% no PIB da indústria da construção. “É tudo o que o gestor busca, inclusive no setor público”, discursou o ministro Marcos Jorge.

A assinatura do decreto é passo decisivo para a democratização do uso do BIM, inovação tecnológica que revoluciona o processo construtivo, objetivo estratégico da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Articuladora da medida junto ao governo federal, a CBIC tem trabalhado em correalização com o SENAI Nacional para garantir que empresas médias e pequenas também adotem o BIM nos seus empreendimentos e projetos, com vistas a conquistar mais produtividade, transparência e economicidade. “O governo federal, como grande cliente, têm o poder de induzir o uso do BIM por todo o mercado. Haverá um ganho significativo de gestão, transparência e produtividade. Isso interessa a todos”, diz José Carlos Martins, presidente da CBIC.

Promovido pela CBIC e realizado pela Associação dos Sindicatos da Indústria da Construção Civil de Santa Catarina (ASICC), o 90 ENIC traz como tema “Inovar e crescer, construindo um país melhor”. A solenidade de abertura contou com a presença do presidente da República, Michel Temer, e uma comitiva de autoridades. Além do titular do MDIC, estiveram em Florianópolis os ministros das Cidades, Alexandre Baldy;; do Planejamento, Orçamento e Gestão, Esteves Conalgo; do Trabalho, Helton Yomura; e do Turismo, Vinícius Lummertz. Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Dyogo Oliveira, também acompanhou o presidente.

“As portas estão abertas e o caixa está cheio”, disse o presidente do BNDES, informando aos empresários da construção que o banco tem interesse em aumentar o fomento a projetos do setor. Dyogo Oliveira anunciou mais rapidez no processo de concessão de crédito e a estruturação de uma área específica para análise de projetos de infraestrutura dentro do banco.

Todas as fotos da solenidade de abertura do 90º Enic estão disponibilizadas no FLICKR da CBIC (@cbicfotos), segue link: http://bit.ly/CBICFOTOS

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.