Logo da CBIC
20/09/2017

Comat/CBIC encaminhará ao CB-02 novas sugestões de melhorias para o processo de normalização

O Grupo de Trabalho de Acompanhamento de Normas Técnicas da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC se reuniu nesta quarta-feira (20/09), na sede da Ademi-DF, em Brasília. As palestras apresentadas na ocasião integram o projeto Gestão das Normas Técnicas do Setor, uma iniciativa da CBIC com o Senai Nacional. Durante a reunião, ficou decidido que o GT encaminhará ao Comitê Brasileiro da Construção Civil (CB-02) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) sugestões de melhorias para o processo de normalização.

O superintendente do CB-02, Salvador Benevides, informou sobre o andamento dos trabalhos do Comitê Brasileiro da Construção Civil (CB-02), destacando a abertura de algumas comissões de estudo para elaboração de normas, como a de Alvenaria Estrutural, no dia 15 de setembro, e as de Execução de Estrutura de Concreto, no dia 5 de outubro, bem como as de Concreto Celular, Taipas de Pilão e Superfícies frias.

Já o líder do GT de Acompanhamento de Normas Técnicas, Roberto Matozinhos, abordou o tema “Radar de normalização”, apresentando a nova edição do Boletim de Acompanhamento de Normas CBIC e Sinduscon-MG, elaborado a cada quinze dias contendo a relação das normas que estão em consulta nacional, publicadas, confirmadas e canceladas. Matozinhos e reforçou a importância do GT acompanhar de forma mais direta as normas que são revisadas e elaboradas por outros CBs, além das citadas no CB-02. Citou, como exemplo, o CB-18, que é destinado a elaboração de normas referentes ao concreto.

De acordo com o monitoramento do grupo, Matozinhos ressaltou a importância de acompanhar algumas normas como: Projeto de estrutura de aço e Concreto de edifícios em situação de incêndio; Áreas de vivencia em canteiro de obras; Espaço físico para solo urbano; Índices urbanísticos; Desempenho térmico – parte 2 e parte 4; Sistema de detecção de alarme de incêndio; Transporte terrestre de resíduo, e Placas cerâmicas.

Matozinhos finalizou dizendo que  já estão previstas para 2018 a abertura de mais oito comissões de estudo, para revisão e elaboração de normas. O mapeamento dos representantes das entidades que estão acompanhando as normas consideradas prioritárias pelo grupo está sendo atualizado e será compartilhado com os membros do GT até a próxima reunião.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.