Logo da CBIC
28/04/2022

Caixa apresenta resultado no crédito imobiliário no 1º trimestre de 2022

Banco também anuncia novidades no financiamento imobiliário e medidas de apoio ao segmento da construção civil

A CAIXA anunciou, durante a live Quintas da CBIC, promovida pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), resultado no crédito imobiliário no 1º trimestre de 2022. As contratações com recursos da poupança (SBPE) somadas às do Programa Casa Verde e Amarela (PCVA), com recursos do FGTS, totalizaram, de janeiro a março de 2022, R$ 34,4 bilhões, representando um aumento de 17,8% em relação ao mesmo período de 2021. Se comparado ao primeiro trimestre de 2018, o crescimento é de 92,6%.

Somente as contratações com recursos da poupança (SBPE), no primeiro trimestre de 2022, totalizaram R$ 21,4 bilhões. O crescimento foi de 31,2% em relação ao primeiro trimestre de 2021 e chegou a 817,3% se comparado com o mesmo período em 2018.

Nas duas modalidades, no primeiro trimestre do ano, mais de 546 mil pessoas realizaram o sonho de ter a casa própria. Foram mais de 136 mil unidades financiadas no período. Os dados foram divulgados pelo presidente do banco, Pedro Guimarães.

Novidades no financiamento imobiliário:
A CAIXA também anunciou novidades no financiamento imobiliário. Nas novas contratações de crédito imobiliário para pessoa física, com recursos SBPE, os clientes contam agora com período de carência de até 6 meses no financiamento de imóveis novos e usados. O novo prazo é válido em três opções de linhas de financiamento imobiliário do banco: TR, Poupança CAIXA e Taxa Fixa.

Haverá também a abertura da linha de financiamento para aquisição, construção ou reforma de imóveis comerciais, modalidade destinada às empresas. A partir de segunda-feira (02/05), já estará disponível a contratação para clientes pessoa jurídica, com taxas a partir de TR + 3,15% a.a, somadas à remuneração da poupança. O prazo é de até 180 meses.

O banco também divulga a prorrogação da taxa promocional das contratações da modalidade Poupança CAIXA, com recursos SBPE, para pessoa jurídica. Até 30 de junho, é possível aproveitar a taxa reduzida de 3,00% a.a, somada à remuneração da poupança. A queda é de 0,32 ponto percentual.

Lançamento do Novo Plano Empresário CAIXA (PEC):
A CAIXA lança o Novo Plano Empresário CAIXA (PEC), que amplia, a partir de 18 de maio, as estratégias para o setor. A liberação de recursos será mais simples, com redução de 50% dos documentos exigidos.

Diversas melhorias serão implementadas e vão contribuir com a experiência do cliente tais como: agilidade na liberação das parcelas, simplificação da comprovação da comercialização das unidades e dos recebíveis imobiliários, aumento do percentual máximo de permuta do terreno de 20% para 35% e simplificação dos processos pós-contratação.

O novo PEC é mais uma alternativa para financiamento de projetos às incorporadoras, complementando o portifólio de produtos e serviços destinados ao setor da construção civil.

Operações de Habitação Popular:
Também em maio, a CAIXA expande a linha Apoio à Produção para pessoa jurídica, passando a financiar empreendimentos com doação de terreno pelo Ente Público. A modalidade contemplará as doações de terreno feitas por meio de Concessão de Direito Real de Uso (CDRU), o que permite mais produção imobiliária por meio de parcerias com Estados e Municípios.

Prorrogação de medidas até dezembro:
A CAIXA prorrogou todas as medidas de apoio às empresas, adotadas em 2020 e 2021 por conta da pandemia, para até dezembro deste ano. Entre as principais ações estão a antecipação de recursos para novos empreendimentos, prazo de carência para início das obras, possibilidade de prorrogação de cronograma, entre outras.

Durante o evento, o presidente da CBIC, José Carlos Martins, ressaltou que habitação de interesse social é um grande programa de desenvolvimento social. “No instante em que você dá casa, você dá aconchego para a família, melhora a educação, a saúde, principalmente, diminui violência doméstica”, disse.

Já o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, garantiu que o banco continuará com a mesma gestão dos últimos três anos e meio. “A Caixa seguirá muito forte, por causa de todas as mudanças, e querendo devolver para a sociedade em redução de juros, em pausas, renegociações”, concluiu.

Assista à live na íntegra!

Mais informações:
• Aplicativo Habitação CAIXA – disponível para os sistemas operacionais Android e iOS (pode ser baixado gratuitamente na Google Play ou App Store).

  • 3004-1105 e 0800 726 0505, de segunda a sexta-feira das 8h às 20h.
  • 0800 726 8068 – disponível de segunda a sexta em qualquer horário e aos sábados de 10h às 16h.
COMPARTILHE!