Logo da CBIC
25/11/2021

CBIC participa do lançamento do Novo Marco de Garantias

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, participou, nesta quinta-feira (25), do lançamento do Novo Marco de Garantias: Crédito Mais Simples e Mais Barato, no Palácio do Planalto, em Brasília. Segundo o Ministério da Economia, a medida visa baratear empréstimos e financiamentos, beneficiando quem quer empreender, investir ou comprar uma casa própria, por exemplo.

“É um passo importante para melhoria e barateamento do custo financeiro. As medidas permitem que pessoas que possuem ativos possam usá-los como garantia, reduzindo risco e consequente custo dos empréstimos. O mercado imobiliário será muito beneficiado”, afirmou o presidente da CBIC.

No âmbito do crédito imobiliário, o projeto cria diretrizes para utilização do valor já pago de um imóvel como garantia em operações de financiamento. Além disso, o mesmo imóvel poderá ser usado como garantia em mais de um empréstimo.

Durante o evento, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que a instituição incentiva diferentes modalidades de crédito, por fomentar a economia. “O crédito imobiliário, por exemplo, teve um crescimento bastante expressivo em pouco mais de 10 anos”, disse.

De acordo com Campos Neto, o Brasil tem um estoque enorme de imóveis, com um grande percentual já pago. “Ou seja, tem um volume de ativo fixo na mão das pessoas e que não é usado para alavancar crédito, para gerar recursos. Instrumento que gera crédito, gera dinheiro na economia sem contrapartida fiscal”, explicou.

O executivo ainda mencionou que a potencialidade do crédito imobiliário é “totalmente subutilizada no Brasil”. “Entendemos que esse é um grande alavancador da economia. Temos um enorme potencial de ativos que não estão sendo usados. Essas medidas têm a capacidade de aumentar a atividade no setor imobiliário, de expandir o crédito e de reduzir o custo do crédito. Estamos falando de emprego, renda, inclusão e crescimento econômico”, concluiu.

Fizeram o lançamento do programa do governo federal: Jair Bolsonaro, presidente da República; Paulo Guedes, ministro da Economia; Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil; Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional; Luiz Eduardo Ramos, ministro Chefe da Secretaria-Geral e Pedro Guimarães, presidente da CAIXA.

Clique aqui e veja a cerimônia na íntegra

COMPARTILHE!
Comissão da Indústria Imobiliária
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.