CBIC abre diálogo entre empresários do mercado imobiliário do Sudeste e a Caixa
Com a participação de mais de 80 empresários do mercado imobiliário e representantes das áreas de Atendimento e Atacado da Caixa Econômica Federal de São Paulo, teve início na manhã desta terça-feira (23/11), em formato online, uma nova rodada regional entre a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e a Caixa.
O evento cumpriu seu objetivo de aproximar as equipes de atendimento da área de habitação das construtoras e incorporadoras paulistas associadas à CBIC e listar pontos de melhorias para 2022.
Os diálogos regionais seguem até quinta-feira (25/11) e têm vagas limitadas. Confira a data da sua região abaixo e participe!
A ideia desses eventos, segundo o presidente da Comissão de Habitação de Interesse Social (CHIS) da CBIC, Carlos Henrique Passos, é “tratar os gargalos operacionais que podem deixar os processos mais leves para as empresas, a Caixa e o mercado, de um modo geral”.
O presidente da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da CBIC, Celso Petrucci, frisou que, diante de um cenário bastante preocupante em relação ao final de 2021 e início de 2022, é um ótimo momento para conversar com a Caixa e entender como a instituição está vendo esse momento e como o setor deve se preparar.
“Além de mostrar o resultado alcançado em 2021 e as mudanças realizadas pela Rede de Habitação nos processos, as reuniões visam também avaliar o que precisa ser alinhado para acelerar o ano de 2022”, reforçou o gerente-executivo de Habitação da Caixa (GIHAB), Maurício Abreu Santa Cruz de Souza, representando a superintendente Nacional de Habitação da Caixa, Elaine Siqueira.
Caixa: maior banco de crédito imobiliário no país
O gerente de Gestão da Rede de Habitação da Caixa, Tiago Bernardi, detalhou os números alcançados pela instituição em 2021, cuja carteira de crédito imobiliário já supera R$ 1,5 trilhão, com quase 6 milhões de contratos ativos e 66% de market share.
Até setembro de 2021 foram contratados R$ 104 bilhões com recursos do FGTS e do SBPE, um incremento de quase 28% em relação ao mesmo período do ano passado. “Nos últimos dois anos, a partir de 2019, foram contratados mais de 71% da carteira, o que representa 461 mil unidades habitacionais e 1,8 milhão de pessoas com casa nova neste ano”, frisou.
Bernardi também apresentou a estrutura de atendimento à construção civil, com toda a Rede de Habitação para atendimento especializado às empresas, bem como as inovações realizadas pela Caixa em 2021. Dentre elas, a expansão do Nível de Desempenho Técnico (NDT) e o Selo Casa Azul.
Além disso, citou o lançamento das Novas Trilhas de Análise, em março. “A esteira de engenharia trouxe um grande avanço para as análises dos empreendimentos. São trilhas mais céleres e muitas atreladas às empresas que têm NDT e Selo Casa Azul”, disse.
Tiago Bernardi comentou ainda sobre o sucesso do 1º Feirão Digital da Caixa, em razão da pandemia, em julho, e o lançamento do Crédito Imobiliário Poupança Crédito PJ para acesso às construtoras e a readequação das taxas e aumento dos limites do Casa Verde e Amarela, em outubro.
Selo Casa Azul e NDT
Sobre o Selo Casa Azul, destacou como vantagens competitivas:
- Diferenciais positivos na avaliação de mercado nos empreendimentos que têm o Selo Casa Azul Certificado
- Redução da taxa de juros de financiamentos para clientes Pessoa Física (PF) e Pessoa Jurídica (PJ), caso o empreendimento seja certificado com o Selo Casa Azul
- Qualificação e valorização da carteira de ativos da construtora e da Caixa e a redução de riscos por meio de ESG
Já sobre o Nível de Desempenho Técnico (NDT), esclareceu que se trata de uma qualificação técnica das construtoras, alinhada aos procedimentos de compliance e de gestão de risco, que visa aumentar a eficiência e agilidade no processo, de acordo com a qualificação e a reciprocidade técnica da construtora. Como vantagens, destacou: taxa de juros diferenciada para financiamento PJ, acesso às trilhas de Engenharia Expeditas e acompanhamento de obra e de análise de riscos diferenciadas.
Na avaliação de Carlos Henrique Passos, o pontapé inicial foi dado com a mudança do modelo na forma de avaliação. “Já foi bastante positivo para as empresas do setor e pode ser um grande divisor de águas para as empresas do Meadle”.
Em resposta ao questionamento do presidente da CHIS sobre as estruturas das SPEs, o superintendente executivo de Atacado da Caixa em SP, Paulo Amaral, informou que o tema já está sendo estudado pela instituição em São Paulo, com uma visão mais ampla do que apenas sobre a avaliação de risco.
Análise técnica mais célere
Ao apresentar as esteiras de análise técnica da Caixa, formadas pelas trilhas Habitação PJ + Caixa, Trilha NDT e Incorpora Fácil, Tiago Bernardi, mencionou que, “com análise customizada de engenharia, elas proporcionam celeridade aderente às necessidades das construtoras”.
Também foram abordados assuntos referentes a:
- Modelagem de riscos PJ e PF
- Atualização de custos/valor
- Antecipação, via PJ, do recurso PF que vai para conta, mas fica bloqueado
Participaram da Rodada Regional Sudeste – São Paulo:
- Aristóteles Passos, vice-presidente da CBIC – Região Sudeste
- Alessandra Beine Lacerda, gestora da CII e CHIS
- Olavo Faraco Junior, Caixa
- Ana Carolina Matos, Caixa
- Eduardo Von Schwerin Pimentel, Caixa
- Robert Kennedy Lara da Costa, gestor do Middle Market da Caixa
Os eventos têm interface com o projeto ‘Melhorias no Mercado Imobiliário’ da CHIS e CII da CBIC, com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).
Verifique a data e horário da sua região e reserve sua participação nos links indicados abaixo:
23/11 às 14h | Região Sudeste (RJ, MG e ES)
Carlos Henrique Passos, presidente da Comissão de Habitação de Interesse Social da CBIC,
Aristóteles Passos, vice-presidente da Região Sudeste da CBIC
Rodrigo Wermelinger , diretor-executivo de Habitação da Caixa
Elaine Siqueira, superintendente Nacional de Habitação da Caixa
Link de inscrição: https://bit.ly/CaixaQuerOuvirVoce-ES-MG-RJ
24/11 às 10h | Região Norte e Nordeste
Carlos Henrique Passos, presidente da Comissão de Habitação de Interesse Social da CBIC,
Fábio Nahuz, vice-presidente da Região Nordeste
Alex Carvalho, vice-presidente da Região Norte
Rodrigo Wermelinger, diretor-executivo de Habitação da Caixa
Elaine Siqueira, superintendente Nacional de Habitação da Caixa
Link de inscrição: bit.ly/CaixaQuerOuvirVoce-Norte-Nordeste
24/11 às 14h | Região Sul
Carlos Henrique Passos, presidente da Comissão de Habitação de Interesse Social da CBIC,
Marco Corsini, vice-presidente Região Sul da CBIC
Rodrigo Wermelinger, diretor-executivo de Habitação da Caixa
Elaine Siqueira, superintendente Nacional de Habitação da Caixa
Link de inscrição: https://bit.ly/CaixaQuerOuvirVoce-Sul
25/11 às 16h | Região Centro-Oeste
Carlos Henrique Passos, presidente da Comissão de Habitação de Interesse Social da CBIC,
Renato Correia, vice-presidente da Região Centro-Oeste
Rodrigo Wermelinger, diretor-executivo de Habitação da Caixa
Elaine Siqueira, superintendente Nacional de Habitação da Caixa
Link de inscrição: bit.ly/CaixaQuerOuvirVoce-CO