Logo da CBIC
23/11/2021

CBIC abre diálogo entre empresários do mercado imobiliário do Sudeste e a Caixa

Com a participação de mais de 80 empresários do mercado imobiliário e representantes das áreas de Atendimento e Atacado da Caixa Econômica Federal de São Paulo, teve início na manhã desta terça-feira (23/11), em formato online, uma nova rodada regional entre a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e a Caixa.

O evento cumpriu seu objetivo de aproximar as equipes de atendimento da área de habitação das construtoras e incorporadoras paulistas associadas à CBIC e listar pontos de melhorias para 2022.

Os diálogos regionais seguem até quinta-feira (25/11) e têm vagas limitadas. Confira a data da sua região abaixo e participe!

A ideia desses eventos, segundo o presidente da Comissão de Habitação de Interesse Social (CHIS) da CBIC, Carlos Henrique Passos, é “tratar os gargalos operacionais que podem deixar os processos mais leves para as empresas, a Caixa e o mercado, de um modo geral”.

O presidente da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da CBIC, Celso Petrucci, frisou que, diante de um cenário bastante preocupante em relação ao final de 2021 e início de 2022, é um ótimo momento para conversar com a Caixa e entender como a instituição está vendo esse momento e como o setor deve se preparar.

“Além de mostrar o resultado alcançado em 2021 e as mudanças realizadas pela Rede de Habitação nos processos, as reuniões visam também avaliar o que precisa ser alinhado para acelerar o ano de 2022”, reforçou o gerente-executivo de Habitação da Caixa (GIHAB), Maurício Abreu Santa Cruz de Souza, representando a superintendente Nacional de Habitação da Caixa, Elaine Siqueira.

Caixa: maior banco de crédito imobiliário no país

O gerente de Gestão da Rede de Habitação da Caixa, Tiago Bernardi, detalhou os números alcançados pela instituição em 2021, cuja carteira de crédito imobiliário já supera R$ 1,5 trilhão, com quase 6 milhões de contratos ativos e 66% de market share.

Até setembro de 2021 foram contratados R$ 104 bilhões com recursos do FGTS e do SBPE, um incremento de quase 28% em relação ao mesmo período do ano passado. “Nos últimos dois anos, a partir de 2019, foram contratados mais de 71% da carteira, o que representa 461 mil unidades habitacionais e 1,8 milhão de pessoas com casa nova neste ano”, frisou.  

Bernardi também apresentou a estrutura de atendimento à construção civil, com toda a Rede de Habitação para atendimento especializado às empresas, bem como as inovações realizadas pela Caixa em 2021. Dentre elas, a expansão do Nível de Desempenho Técnico (NDT) e o Selo Casa Azul.

Além disso, citou o lançamento das Novas Trilhas de Análise, em março. “A esteira de engenharia trouxe um grande avanço para as análises dos empreendimentos. São trilhas mais céleres e muitas atreladas às empresas que têm NDT e Selo Casa Azul”, disse.

Tiago Bernardi comentou ainda sobre o sucesso do 1º Feirão Digital da Caixa, em razão da pandemia, em julho, e o lançamento do Crédito Imobiliário Poupança Crédito PJ para acesso às construtoras e a readequação das taxas e aumento dos limites do Casa Verde e Amarela, em outubro.

Selo Casa Azul e NDT

Sobre o Selo Casa Azul, destacou como vantagens competitivas:

  • Diferenciais positivos na avaliação de mercado nos empreendimentos que têm o Selo Casa Azul Certificado
  • Redução da taxa de juros de financiamentos para clientes Pessoa Física (PF) e Pessoa Jurídica (PJ), caso o empreendimento seja certificado com o Selo Casa Azul
  • Qualificação e valorização da carteira de ativos da construtora e da Caixa e a redução de riscos por meio de ESG

Já sobre o Nível de Desempenho Técnico (NDT), esclareceu que se trata de uma qualificação técnica das construtoras, alinhada aos procedimentos de compliance e de gestão de risco, que visa aumentar a eficiência e agilidade no processo, de acordo com a qualificação e a reciprocidade técnica da construtora. Como vantagens, destacou: taxa de juros diferenciada para financiamento PJ, acesso às trilhas de Engenharia Expeditas e acompanhamento de obra e de análise de riscos diferenciadas.

Na avaliação de Carlos Henrique Passos, o pontapé inicial foi dado com a mudança do modelo na forma de avaliação. “Já foi bastante positivo para as empresas do setor e pode ser um grande divisor de águas para as empresas do Meadle”.

Em resposta ao questionamento do presidente da CHIS sobre as estruturas das SPEs, o superintendente executivo de Atacado da Caixa em SP, Paulo Amaral, informou que o tema já está sendo estudado pela instituição em São Paulo, com uma visão mais ampla do que apenas sobre a avaliação de risco.

Análise técnica mais célere

Ao apresentar as esteiras de análise técnica da Caixa, formadas pelas trilhas Habitação PJ + Caixa, Trilha NDT e Incorpora Fácil, Tiago Bernardi, mencionou que, “com análise customizada de engenharia, elas proporcionam celeridade aderente às necessidades das construtoras”.

Também foram abordados assuntos referentes a:

  • Modelagem de riscos PJ e PF
  • Atualização de custos/valor
  • Antecipação, via PJ, do recurso PF que vai para conta, mas fica bloqueado

Participaram da Rodada Regional Sudeste – São Paulo:

  • Aristóteles Passos, vice-presidente da CBIC – Região Sudeste
  • Alessandra Beine Lacerda, gestora da CII e CHIS
  • Olavo Faraco Junior, Caixa
  • Ana Carolina Matos, Caixa
  • Eduardo Von Schwerin Pimentel, Caixa
  • Robert Kennedy Lara da Costa, gestor do Middle Market da Caixa

Os eventos têm interface com o projeto ‘Melhorias no Mercado Imobiliário’ da CHIS e CII da CBIC, com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

Verifique a data e horário da sua região e reserve sua participação nos links indicados abaixo:

 23/11 às 14h | Região Sudeste (RJ, MG e ES)

Carlos Henrique Passos, presidente da Comissão de Habitação de Interesse Social da CBIC,

Aristóteles Passos, vice-presidente da Região Sudeste da CBIC

Rodrigo Wermelinger , diretor-executivo de Habitação da Caixa

Elaine Siqueira, superintendente Nacional de Habitação da Caixa

Link de inscrição: https://bit.ly/CaixaQuerOuvirVoce-ES-MG-RJ

 

24/11 às 10h | Região Norte e Nordeste

Carlos Henrique Passos, presidente da Comissão de Habitação de Interesse Social da CBIC,

Fábio Nahuz, vice-presidente da Região Nordeste

Alex Carvalho, vice-presidente da Região Norte

Rodrigo Wermelinger, diretor-executivo de Habitação da Caixa

Elaine Siqueira, superintendente Nacional de Habitação da Caixa

Link de inscrição: bit.ly/CaixaQuerOuvirVoce-Norte-Nordeste

 

24/11 às 14h | Região Sul

Carlos Henrique Passos, presidente da Comissão de Habitação de Interesse Social da CBIC,

Marco Corsini, vice-presidente Região Sul da CBIC

Rodrigo Wermelinger, diretor-executivo de Habitação da Caixa

Elaine Siqueira, superintendente Nacional de Habitação da Caixa

Link de inscrição: https://bit.ly/CaixaQuerOuvirVoce-Sul

 

25/11 às 16h | Região Centro-Oeste

Carlos Henrique Passos, presidente da Comissão de Habitação de Interesse Social da CBIC,

Renato Correia, vice-presidente da Região Centro-Oeste

Rodrigo Wermelinger, diretor-executivo de Habitação da Caixa

Elaine Siqueira, superintendente Nacional de Habitação da Caixa

Link de inscrição: bit.ly/CaixaQuerOuvirVoce-CO

 

COMPARTILHE!
Comissão da Indústria Imobiliária
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.