Logo da CBIC
27/08/2021

Em Live CBIC Economia, Petrucci recomenda a compra imediata de imóveis

Na live CBIC Economia desta sexta-feira (27/08), a economista Ieda Vasconcelos recebeu o presidente da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Celso Petrucci, para uma conversa sobre o desempenho do mercado imobiliário no primeiro semestre de 2021.

Para quem já decidiu comprar o seu imóvel, Celso Petrucci recomendou a compra imediata, tendo em vista que não há expectativa de estabilização e nem de queda de preços. “Para quem tiver tomado a decisão consciente de comprar um imóvel, pode ter certeza de que se adquirir hoje estará pagando menos do que daqui a seis meses”, disse.

Desempenho do mercado

Os Indicadores Imobiliários Nacionais, segundo Celso Petrucci, mostraram que o mercado imobiliário, apesar de algumas dificuldades, está atravessando um momento muito saudável. Houve um crescimento de 60% no número de lançamentos no segundo trimestre de 2021 em relação ao 1º trimestre do ano, quando comparado ao mesmo período de 2020.

“Tivemos um primeiro semestre bastante significativo, onde o crescimento dos lançamentos foi de mais de 57% em relação a 2020. Um primeiro semestre onde as vendas cresceram 46% em números de unidades em relação ao ano passado e continua o processo de menos lançamentos e mais vendas, com consequente diminuição de oferta”, disse.

Petrucci destacou que as regiões Norte e Nordeste foram as que mais recuperaram mercado no primeiro semestre, em relação ao ano passado, com crescimento de vendas e em torno de 200% em relação aos lançamentos.

Em resposta à economista, o presidente da CII afirmou que não há preocupação, no momento, com o aumento da taxa de juros e o reflexo no juro do financiamento imobiliário.

Na avaliação de Vasconcelos, a afirmativa dá um conforto para os internautas e é uma expectativa positiva para o mercado imobiliário.

Casa Verde e Amarela

Sobre o programa Casa Verde e Amarela, Petrucci informou que a CBIC tem atuado junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Ministério da Economia e ao Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (CCFGTS) na questão da queda significativa no último trimestre da participação do programa, tanto em relação ao lançamento quanto nas vendas.

O executivo informou que o aumento dos insumos, há cerca de 16 meses, influenciou na redução de 15% na participação de mercado do programa em relação aos outros padrões.

Vasconcelos também conversou com os internautas sobre os indicadores e as principais notícias econômicas da semana, com destaque para a Sondagem da Indústria da Construção da CNI/CBIC, o Caged e a inflação.

Assista a íntegra da Live CBIC Economia.

COMPARTILHE!