Logo da CBIC
15/06/2021

Banco Mundial lança o relatório Doing Business Subnacional Brasil 2021

O Banco Mundial lançou, nesta terça-feira (15/06), o relatório Doing Business Subnacional Brasil 2021. O documento analisou a regulamentação das atividades de pequenas e médias empresas nos 26 estados e no Distrito Federal. A iniciativa contou com o apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

O Doing Business mede aspectos da regulamentação que permitem ou impedem os empreendedores de abrir, operar ou expandir uma empresa — e traz exemplos de boas práticas que podem melhorar o ambiente de negócios.

Foram analisados cinco conjuntos de indicadores, abrangendo áreas de regulamentação e práticas locais. São eles: abertura de empresas, pagamento de impostos, obtenção de alvarás de construção, registro de propriedades e execução de contratos.

De acordo com o documento, o ambiente de negócios do Brasil apresenta forte variação a nível subnacional. Existem exemplos de boas práticas em diferentes estados, de todos os níveis de renda, regiões e tamanhos.

Os dados indicam que é mais fácil fazer negócios em São Paulo, Minas Gerais e Roraima. Nenhuma das localidades foi classificada em primeiro lugar nas cinco áreas medidas. Foi concluído que há oportunidades para troca de experiências visando melhorias no ambiente de negócios em todos os estados.

O processo de coleta de dados foi realizado de forma independente pelo Banco Mundial a pedido da Secretaria-Geral da Presidência e com patrocínio da CNC, Febraban e Sebrae.

Os principais resultados do estudo foram:

  • Algumas regiões apresentam melhores resultados, mas não monopolizam o bom desempenho.
  • Em todas as áreas, os processos burocráticos, deixando o desempenho do Brasil abaixo do das economias da OCDE, ALC e BRICS.
  • O alto número de procedimentos e a falta de coordenação consomem tempo produtivo das PME.

No entanto, uma visão granular de cada área revela gargalos, mas também boas práticas que podem ser replicadas através do país.

A pandemia da Covid-19 revelou que existiam muitas iniciativas on-line e acelerou a transição para serviços virtuais.

Acesse o relatório Doing Business Subnacional Brasil 2021 na íntegra. 

Participaram do evento de lançamento:

  • Onyx Lorenzoni, ministro de Estado Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República
  • José Roberto Tadros, presidentes da Confederação Nacional de Bens, Comércio e Turismo (CNC)
  • Carlos Melles, presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
  • Isaac Sidney, presidente da Federação Nacional de Bancos (Febraban)
  • Paloma Anós Casero, diretora do Banco Mundial para o Brasil

Veja a página do Doing Business Subnacional Brasil no site da Secretaria-Geral da República.

Agenda CII

Janeiro, 2023

X