CBIC comemora decisão do CMN que cria central de recebíveis
Atendendo a uma antiga demanda da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), desde a crise de 2015/2016, o Conselho Monetário Nacional (CMN) do Banco Central aprovou, nesta quinta-feira (27/5), medida que amplia o acesso ao crédito de incorporadores imobiliários.
A decisão tem como objetivo aperfeiçoar os mecanismos de gestão das garantias, disciplinando as regras de registros de recebíveis no processo de financiamento à produção de incorporações imobiliárias.
A Resolução nº 4.909 altera a Resolução nº 4.676/2018, que dispõe sobre as condições gerais e os critérios para contratação de financiamento imobiliário pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil e disciplina o direcionamento dos recursos captados em depósitos de poupança.
“Há muitos anos estamos lutando por esta resolução, que cria uma central de recebíveis. Ela dará a credibilidade necessária para os nossos papéis”, comemora o presidente da CBIC, José Carlos Martins.