Logo da CBIC
22/02/2021

A jornada digital no setor imobiliário é debatida no ENIC 2020

A Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) apresentou, no 92º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), o painel “Jornada Digital e o aumento de vendas de imóveis”.

 

A mediação foi do presidente da CII, Celso Luiz Petrucci, que deu as boas-vindas e observou que apesar das expectativas para o ano de 2020 serem de que o setor ficaria prejudicado, as vendas de imóveis continuaram acontecendo durante a pandemia.

 

O painel teve como debatedores o vice-presidente de  Marketing e Transformação Digital da Tecnisa, Romeo Deon Bussarelo e a fundadora e CEO da DNA de Vendas, Lucia Helena Haracemiv.

 

A fundadora da DNA de Vendas iniciou sua apresentação com a pergunta “O que muda com a jornada digital, que inclusive foi acelerada pela pandemia?”. Lucia Helena explicou que no setor de imóveis o que muda é o comportamento do consumidor. “Todo consumo do mercado imobiliário começa com o reconhecimento do problema, de uma necessidade, da busca pela informação, da avaliação de alternativas, até a decisão de compra”, citou.

 

A executiva da DNA de Vendas falou como que a busca pela informação acontecia antigamente e como está sendo atualmente. “Antes era muito nos jornais, mesclada com os estandes de vendas. Hoje, vemos uma convergência de busca no digital”.

 

Lucia Helena lembrou que o proprietário de um imóvel tem hoje um pool muito grande de corretoras –  por causa das ferramentas digitais – que podem ser usadas e que acabam impactando no modelo de vendas atual. “Com isso, a venda surge como uma ciência, em quatro pilares: processos, gestão, tecnologia, pessoas”.

 

Ela acredita que para o sucesso no digital é preciso lidar com as ferramentas de Search Engine Optimization (SEO) que potencializam e melhoram o posicionamento de um site na internet, além de ter conteúdo de qualidade.

 

O vice-presidente de  Marketing e Transformação Digital da Tecnisa informou que não há literatura sobre o assunto. “É o mercado que está construindo o digital”. Para Romeo Bussarelo, quem não seguir, não se adequar, não vai obter a sofisticação que o mercado precisa. “Vai ficar preso ao e-mail marketing, à distribuição de panfletos, aos anúncios em jornais. Hoje é preciso articular os ambientes digitais”, comentou.

 

Para finalizar o debate on-line, Romeo Bussarelo tratou sobre a importância do corretor de imóveis, que no mundo digital é chamado de agente imobiliário. “O corretor é a peça principal na Tecnisa, ele que chuta para o gol”, comparou.

 

O executivo lembrou que o agente imobiliário precisa estar preparado para a jornada digital com as ferramentas tecnológicas do mercado. Como exemplo, Romeo Bussarelo citou que o agente imobiliário precisa saber lidar com  ferramentas de reuniões virtuais, como o Zoom, e ter um pacote de dados no celular que permita realizar plenamente as atividades no meio digital.

 

 

O 92º ENIC é uma realização da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Conta com a correalização da Asbraco-DF, Sinduscon-DF e Ademi-DF e apoio do Sesi Nacional e do Senai Nacional e patrocínio platinum da Caixa e da Arcelormittal Brasil e silver do Sebrae.

 

As ações da comissão têm interface com o projeto “Melhorias no Mercado Imobiliário” da Comissão da Indústria Imobiliária da CBIC, com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industriai (Senai Nacional).

COMPARTILHE!
Comissão da Indústria Imobiliária
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.