Logo da CBIC
25/08/2020

Artigo – Em meio à pandemia, vendas caem apenas 2,2% no 1º semestre de 2020

Fábio Tadeu Araújo é sócio da Brain Inteligência Estratégica.

Os Indicadores Nacionais do Mercado Imobiliário da CBIC do segundo trimestre de 2020 apresentam resultados otimistas mesmo em meio à crise. O período de apuração da pesquisa – abril, maio e junho – abordou o que possivelmente serão os meses mais críticos da pandemia do novo coronavírus. Nesse cenário, as vendas apresentaram uma queda de 16,6% em comparação com o trimestre anterior. Resultado mais positivo do que os impactos estimados para o mercado no início de abril.

Em termos de vendas, o resultado deste trimestre é o pior desde o primeiro trimestre de 2019. Porém, no saldo do semestre foram 71.109 unidades vendidas, apenas 1.601 a menos do que o realizado no primeiro semestre de 2019. Nas duas tabelas abaixo, é possível observar o desempenho de vendas de cada uma das regiões pesquisadas trimestral e semestralmente:

 

 

 

Enquanto as vendas sofreram quedas leves, a grande diminuição aconteceu nos lançamentos. Foram lançadas quase 30 mil unidades a menos do que no primeiro semestre do ano passado. O primeiro trimestre de 2020 já foi de lançamentos mais tímidos, uma queda de 14,2% em comparação com 2019. Com a pandemia, os lançamentos adiados revelam-se na queda de 60,9%, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Somatório que levou a uma queda de 43,9% nos lançamentos do semestre.

 

 

 

Com as vendas superiores aos lançamentos em mais de 15 mil unidades, a oferta final apresentou significativa queda de 8,7%. A primeira diminuição da oferta desde o segundo trimestre de 2019.

 

 

Com os resultados do primeiro semestre de 2020, podemos possivelmente esperar um segundo semestre com crescimento de lançamentos represados e uma recuperação gradual das vendas, proporcional ao tempo de duração da pandemia. A digitalização do mercado imobiliário foi fundamental para que as vendas não desabassem no segundo trimestre deste ano e continuará a ser chave neste processo de retomada.

 

*O artigo conta com apoio da Tiziana Weber, sócia da Brain Inteligência Estratégica.

**Artigos divulgados neste espaço são de responsabilidade do autor e não necessariamente correspondem à opinião da entidade.

COMPARTILHE!
Comissão da Indústria Imobiliária
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.