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07/05/2020

Caixa muda estrutura para agilizar processos da área de habitação

Dando continuidade às apresentações iniciadas ontem (6) pela Caixa Econômica Federal, via webinar, sobre o novo processo de centralização de atividades de Engenharia nas Regionais de Atendimento e as equipes regionais da instituição, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) reuniu nesta quinta-feira (07), em três diferentes lives, empresários do mercado imobiliário das regiões Sul, Nordeste e Centro-Oeste.

A nova estrutura de atuação da Caixa junto às construtoras visa, entre outros, melhorar o desempenho nas contratações e dar celeridade na condução dos processos, bem como aperfeiçoar o atendimento e o relacionamento da Caixa junto às construtoras e incorporadoras locais.

“Além de dar conhecimento sobre a nova estrutura da Caixa, para facilitar o atendimento às empresas, a reunião teve como objetivo criar relacionamento para reduzir qualquer tipo de problema na nova estrutura”, menciona o vice-presidente da área de Habitação de Interesse Social da CBIC, Carlos Henrique de Oliveira Passos.

 

 

“O novo formato de atendimento da área técnica da Caixa visa performar melhor nas praças onde tem mais mercado para atender, com mais qualidade e tempestividade, eliminando custos da construção civil”, destaca o superintendente Nacional na Caixa, Rodrigo Wermelinger.

 

 

Conduzidas pelo gerente executivo da Caixa, Marlon Machado, nas reuniões foram apresentados o novo ciclo de vida do processo na Centralizadora Regional (CIHAR), baseado no Projeto Integra, que propõe a melhoria do atendimento ao cliente da Construção Civil.

Participaram, em três momentos distintos, representantes da CIHAR/PO e todas as GIHABs da região Sul, da CIHAR/RE e todas as GIHABs da região Nordeste e da CIHAR/GO e todas as GIHABs da região Centro-Oeste.

Esta ação têm interface com o projeto ‘Melhorias do Mercado Imobiliário’ realizado pela CBIC, por meio das Comissões da Indústria Imobiliária (CII) e de Habitação de Interesse Social (CHIS), com a correalização do Serviço Nacional da Indústria (SENAI).

Novo ciclo de vida do processo

 

 

Pelo novo modelo, a prospecção segue os canais de contato com as construtoras, tanto com o pessoal da Rede de Habitação, pelos superintendentes de habitação, quanto o de Atacado, com apoio técnico das GIHABs, para que a proposta entre o mais completa possível, para dar celeridade ao processo de análise.

Com a entrada da proposta, a Centralizadora faz a análise do empreendimento que vai startar a visita ao terreno e a avaliação, que poderá ser feita na própria centralizadora. Com a conclusão dessa etapa, parte-se para a análise de risco, análise jurídica, a conformidade e a efetiva contratação. Após contratado, o ciclo segue a rotina com as vistorias a cargo da Gerência de Habitação (GIHAB) e as  liberações das Centralizadoras Operacionais (CEHOEs).

 

 

Distribuição da Rede

 

 

As centralizadoras regionais foram distribuídas de acordo com a maior incidência de clientes. A ideia é atender as regiões, de forma mais equilibrada, para dar mais eficiência às novas propostas.

Nova estrutura de atendimento de Engenharia

 

 

As centralizadoras regionais comportam três tipos de estrutura:

  • SEHAB – Um único supervisor local dará apoio às redes de varejo e atacado
  • REHAB – Representação mais estruturada e robusta. Dará o apoio e a prospecção aos negócios
  • GIHAB  – Mantém os negócios de maior vulto

Atualmente, a Caixa conta com 57 gerências e passará a ter 38. A representação passa de 15 para 24. Também serão incluídas as 12 supervisões locais e as oito centralizadoras regionais, passando a ter representações em Campinas/SP e Imperatriz/MA.

Terão centralizadoras em Porto Alegre/RS (Sul), Campinas/SP, São Paulo/SP (centralizadora nacional, com os projetos acima de R$ 300 milhões), Goiânia/GO (com atividades do Centro-Oeste), Belo Horizonte/MG (Sudeste, com exceção de São Paulo), Recife/PE (Nordeste), Manaus/MA (Norte) e Brasília/DF (com a centralizadora operacional, para onde vão convergir todas as liberações, dando facilidade e rapidez para atender os clientes).

Durante as lives foram fornecidos os contatos de todos os executivos, por estados, com o objetivo de fomentar novas oportunidades de negócios. Também foi distribuída avaliação para medir a satisfação do modelo atual de atendimento da Caixa.

Confira as apresentações da sua localidade, no site da CBIC.

Veja a playlist
das reuniões da Caixa
desta quinta-feira (07).

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