Logo da CBIC
03/03/2020

Mercado imobiliário: alternativas para as novas relações de consumo  

Estudo realizado pela ComScore, uma das maiores empresas do mundo em índices de internet, revela que cerca de 50% das buscas online neste ano serão realizadas por meio da pesquisa por voz. O consumidor usará cada vez mais dispositivos habilitados para voz para concluir pelo menos 30% de todas as pesquisas sem usar uma tela. Além disso, as consultas por voz tendem a ser mais longas do que as pesquisas digitadas por meio de um teclado. Diante disso, o mercado imobiliário já oferece ferramentas para atender a essa nova relação de consumo.

Para se ter uma ideia, a cada cinco pesquisas realizadas atualmente, uma é por voz. E um exemplo recente de inovação neste sentido é a plataforma imobiliária digital de locação de imóveis comerciais e residenciais Desenrola, do Grupo Brasil Brokers, que permite ao cliente realizar também a busca por voz.

Ação inédita no mercado imobiliário do país, o objetivo da plataforma é desburocratizar e agilizar o processo de aluguel de imóveis comerciais e residenciais tanto para proprietário quanto para inquilino. O projeto piloto geral prevê investimento na ordem de R$ 10 milhões em dois anos. Inédita no país, a iniciativa foi implantada em Goiânia e em Cuiabá, praças de atuação da empresa.

 

Desvendando o voice search

A pesquisa por voz, ou voice search, é uma maneira de procurar resultados para uma palavra-chave em mecanismos de busca falando em direção a um dispositivo. Smartphones, tablets e assistentes ativados por voz são as interfaces mais utilizados pelos consumidores.

A novidade disponibilizada se deu após intenso estudo da equipe de desenvolvimento da empresa, que já avalia a introdução da ferramenta em outros serviços da plataforma.

“Nesta primeira etapa, o sistema de reconhecimento por voz foi inserido no buscador de imóvel. Ao longo deste ano nosso objetivo é aplicá-lo em diversas outras áreas no website, como a seção de indicação de imóvel e de anúncio, mantendo sempre o foco na humanização no atendimento e no contato com o cliente”, afirma Jéssica Grijó Bernardo, coordenadora de Soluções Tecnológicas da Desenrola.

Na versão que está no ar, a busca de propriedades por reconhecimento de voz pode ser feita pelo nome da rua, pelo bairro e cidade.

O mundo hoje já é mobile first, aponta o co-fundador da Desenrola, Guilherme Blumer, e, quando se vê dados como a expectativa da busca por voz chegar a 50% nesse ano, indica que estamos próximos do momento voice first.

“Quem nunca perguntou algo à Siri ou à Alexa? Ou pelo menos ouviu falar? Somos uma empresa que tem, em nosso propósito, oferecer a melhor experiência ao usuário e, para alcançá-lo, entender essas tendências e entregar um produto de qualidade se tornam a nossa obsessão”, comenta.

 

Tendência

O desenvolvimento tecnológico vem tornando a experiência dos usuários cada vez mais qualificada. Pesquisa realizada pela Wix, plataforma que ajuda pequenos negócios a criar e operar websites, destaca que dois em cinco usuários dizem que dispositivos ativados por voz são essenciais em sua vida e 19% das pessoas utilizam a Siri pelo menos uma vez ao dia.

“Quanto mais digital se torna o mundo, mais humanizadas tendem a ser as máquinas”, explica Martha Gabriel, executiva e consultora entre os pensadores digitais mais influentes do Brasil.

 

Machine learning

O aprendizado de máquina (em inglês, machine learning) é um método de análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos. É um ramo da inteligência artificial baseado na ideia de que sistemas podem aprender com dados, identificar padrões e tomar decisões com o mínimo de intervenção humana.

Um aspecto que separa o machine learning de outros sistemas inteligentes é a sua capacidade de modificar-se quando exposto a mais dados, ou seja, o aprendizado automático da máquina é dinâmico e não requer intervenção humana para realizar certas mudanças, o que o torna menos frágil e menos dependente de especialistas humanos. As informações são do portal especializado Rock Content.

(Com informações da Desenrola)

COMPARTILHE!