Logo da CBIC
13/02/2020

Caixa reduz juros e amplia crédito imobiliário a empresas

Presidentes e vice-presidentes da Caixa e da CBIC, e dirigentes do setor da construção. Foto: Ascom/CBIC

Em reunião com uma comitiva da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e de empresas do setor, a Caixa Econômica Federal anunciou na quarta-feira (12), em Brasília, o lançamento de contratos indexados ao IPCA para empresas – algo que antes estava disponível apenas para pessoas físicas –, com taxas de 3,79% ao ano para quem tem relação com a instituição e de 7,80% para quem não tem.

O banco também informou a redução das taxas de juros para financiamentos imobiliários para empresas, nos contratos indexados à taxa referencial (TR). As taxas caíram de 9,25% para 6,50% ao ano mais a TR, no caso de empresas com relacionamento com a Caixa, e de 13,25% para 11,75% para pessoas jurídicas sem relacionamento. Isso vale para contratos de financiamento de construção de imóveis.

Outra novidade é que a Caixa lançou opções de financiamento imobiliário para empresas com indexação ao CDI. As empresas poderão fechar contratos com custo de CDI mais um cupom de 1,48% ao ano para as pessoas jurídicas com relação com a Caixa e de CDI mais 5,4% ao ano para aquelas que não possuem relação. Existe ainda a possibilidade de contratos ligados a um porcentual do CDI – no caso, 119% para quem tem relação com o banco e 194% para quem não possui.

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, afirmou que o banco conseguiu lançar contratos com indexadores diferentes da TR porque o prazo médio das carteiras de crédito imobiliário também tem diminuído.

Para o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martin, a medida é mais um passo importante no desenvolvimento do mercado imobiliário. “Redução de taxas e liberdade de opção na forma de contratação pelas empresas são um marco para o setor”, comentou, após a reunião com o presidente e vice-presidentes da Caixa.

As linhas de crédito imobiliário para pessoas jurídicas passam a valer no dia 17 de fevereiro e têm até 36 meses de prazo de construção e de retorno (quando o dinheiro investido começa a ser recuperado). O tomador pode começar a pagar as parcelas até 12 meses depois da assinatura do contrato. As empresas podem obter mais informações na página da Caixa na internet.  As agências do banco em todo o país também estão disponíveis para tirar dúvidas.

Além de Martins, participaram do encontro, pela CBIC, os vice-presidentes Carlos Henrique Passos (Habitação de Interesse Social); Nilson Sarti (Meio Ambiente e Sustentabilidade); Alex Dias Carvalho (região Norte); Fabio Nahuz e Maria Elizabeth Cacho do Nascimento (região Nordeste); Geraldo Jardim Linhares Júnior (região Sudeste); e Marco Antônio Corsini e Ricardo Antunes Sessegolo (região Sul); além dos presidentes dos Sindicatos da Indústria da Construção do Ceará (Sinduscon-CE), Patriolino Dias de Sousa Teixeira e Silva, e do Rio Grande do Norte (Sinduscon-RN), Silvio de Araújo Bezerra, e de Murilo Alevatto, superintendente-geral da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Rio de Janeiro (Ademi-Rio).

COMPARTILHE!
Comissão da Indústria Imobiliária
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.