Logo da CBIC
21/11/2019

Do sonho à conquista da casa própria: começa Salão Imobiliário na Bahia

Confiante de que esse é um bom momento para investir na compra de um imóvel, a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA) promove de hoje até domingo (21 a 24) Salão Imobiliário no Shopping da Bahia, em Salvador (BA), reunindo mais de 3.700 unidades com ofertas imperdíveis e condições facilitadas, entre imóveis em construção, lançamentos e lotes, desde opções econômicas até alto padrão. Participam 12 construtoras com quase 40 empreendimentos.

Salão do Imóvel Ademi-BA (Foto: Divulgação)

“O evento se configura como o local onde o comprador pode pesquisar as opções disponíveis no mercado, conversar diretamente com os representantes das construtoras e incorporadoras e fechar negócio”, destaca o presidente da Ademi-BA, Cláudio Cunha.

“Esse também é o momento em que as pessoas podem aproveitar a presença das instituições financeiras para conhecer as oportunidades de financiamento. Assim, é possível fazer uma pesquisa e comparar as taxas de juros cobradas e os prazos oferecidos por cada banco”, completa Cunha.

 

Cinco passos para a compra de imóvel

Salão do Imóvel Ademi-BA (Foto: Divulgação)

 

Como todo investimento, é preciso planejamento financeiro e pesquisa. Os especialistas recomendam que o primeiro passo para quem quer comprar um imóvel é fazer um planejamento financeiro. Para ajudar nesse processo, a Ademi-BA fez uma lista para o comprador se organizar antes de adquirir um imóvel.

Essas dicas poderão ser colocadas em prática durante o Salão Imobiliário. São elas:

 

Organizando as finanças

Salão do Imóvel Ademi-BA (Foto: Divulgação)

O primeiro passo para quem quer comprar um imóvel é fazer um planejamento financeiro. “O ideal é dar uma entrada de 50% do valor do imóvel, mas a gente sabe que nem todo mundo tem condições de fazer isso. Então, independente da sua renda, existe a opção de fazer as amortizações do valor total do financiamento via Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a cada dois anos ou utilizar o décimo terceiro”, relata o economista e professor de finanças da Unifacs, Alex dos Santos. O especialista também recomenda que a pessoa comprometa no máximo 30% da sua renda com a prestação do financiamento, além de realizar o planejamento financeiro para formação de poupança.

 

Na hora de pagar

Salão do Imóvel Ademi-BA (Foto: Divulgação)

Para que os juros do financiamento sejam menores, a melhor opção é escolher o Sistema de Amortização Constante (SAC) que é mais vantajoso que o Sistema Price, conhecido também como sistema francês de amortização. Para quem não conhece as modalidades, no SAC a prestação cai com o tempo junto com os juros pagos sobre o saldo devedor. Já no Sistema Price, a prestação é constante, embora a amortização seja crescente. “Quando você soma os juros pagos nos dois sistemas, a soma do Price é maior do que o SAC”, conclui o economista.

 

Negociando as condições

Salão do Imóvel Ademi-BA (Foto: Divulgação)

O contato e a conversa com o vendedor podem oferecer o diferencial que o comprador estava procurando na hora de fechar o negócio. “O Salão Imobiliário se destaca justamente por isso. Além da variedade de ofertas, o cliente pode se beneficiar das condições especiais que as construtoras e incorporadoras oferecem com exclusividade durante o evento. São benefícios que vão desde a entrada facilitada, descontos imperdíveis e isenção de algumas taxas”, relata o presidente da Ademi-BA, Cláudio Cunha.

 

Segurança

Salão do Imóvel Ademi-BA (Foto: Divulgação)

O referencial da construtora e/ou da incorporadora é importante para que o comprador se certifique da qualidade e da entrega do empreendimento. Um bom sinal é quando a empresa é associada a alguma entidade de classe, o que pode garantir um maior respaldo sobre a comprometimento da organização. Pesquisar outros empreendimentos da mesma empresa também é uma forma de deixar o comprador mais seguro sobre a sua escolha. Além disso, o consumidor deve solicitar algumas informações da empresa no momento da compra, a exemplo do alvará de construção e o número do registro de incorporação.

 

Escolhendo a localização

Salão do Imóvel Ademi-BA (Foto: Divulgação)

Mobilidade, acesso, infraestrutura e qualidade de vida estão entre os pontos que devem ser analisados no momento de optar por um local para se morar. É importante avaliar qual a estrutura disponível no próprio empreendimento, além da existente no entorno. Um comércio variado com mercado, farmácia, açougue, padaria, pet shop, lanchonetes e restaurantes, escolas e hospitais acessíveis, além de opções de lazer e entretenimento, são quesitos importantes que precisam ser analisados.

*Evento patrocinado pela Caixa Econômica Federal – Governo Federal.

 

 

Medalhista Olímpica Virna Piovezan recebe fãs para sessão de fotos no Salão Imobiliário da Ademi

Os fãs de vôlei da Bahia já podem anotar na agenda. No dia 23 de novembro, a medalhista olímpica, bronze nos Jogos de Atlanta (1996) e Sidney (2000), Virna Piovezan, estará em Salvador (BA) para uma tarde de autógrafos e fotos durante a programação do Salão Imobiliário, da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-BA).

O evento, que irá disponibilizar mais de 1.500 unidades, entre imóveis em construção, lançamentos e lotes, desde opções econômicas até alto padrão, acontece esse ano no 2º piso do Shopping da Bahia na Alameda Jenner Augusto, começando na quinta-feira (21) e seguindo até o domingo (24).

O acesso ao evento é gratuito.

COMPARTILHE!