Logo da CBIC
23/10/2019

Conecti debaterá uso de cooperativas de crédito para construção

Empreendedorismo e Cooperativismo como estratégia para o Desenvolvimento de Pequenos Municípios: o caso de São Roque de Minas João Carlos Leite – Samrocredi. N/F: Jefferson Nogaroli, presidente do Sebrae/PR. Foz do Iguaçu, 29-11-12. Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

O maior sistema financeiro cooperativo do Brasil foi convidado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) para discutir as vantagens competitivas que as cooperativas de crédito podem oferecer aos empresários do setor, durante o Congresso Nacional de Engenharia, Construção, Tecnologia e Inovação da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Conecti CBIC 2019), que será realizado nos dias 21 e 22 de novembro, em Maringá, no Paraná. Jefferson Nogaroli, presidente do Centro Administrativo Sul do Sistema de Cooperativas de Crédito (Sicoob), é uma das atrações confirmadas para o painel ‘Cooperativa de crédito: uma solução para o futuro’. Confira a programação do evento.

Durante o painel, Nogaroli pretende destacar as vantagens para os empresários do setor da construção a partir de cooperativas de crédito. “A presença de um ator de porte como as cooperativas vai fazer com que as taxas caiam e a oferta de crédito aumente. E, e se isso acontece você tem uma demanda maior por habitação, então isso é bom para todo sistema”, afirma.

O presidente do Sicoob Sul lembra que, mesmo o cooperativismo para construção civil ainda sendo um segmento em desenvolvimento, o potencial é enorme. “Na Alemanha, por exemplo, o grosso do cooperativismo é o crédito imobiliário. Temos que seguir o exemplo desses países de primeiro mundo e construir o entendimento de que, diferente do cliente de um banco, o associado participa dos resultados e o recurso gira em torno da sua comunidade”, ressalta.

Os números do Sicoob no Brasil comprovam que o cooperativismo é um dos grandes responsáveis por fazer a economia girar. “Em 2018, nossas cooperativas, de todos os segmentos, faturaram cerca de R$ 100 bilhões. Temos 3 mil pontos de atendimento e mais de 4 milhões de cooperados. Esses dados revelam o incrível potencial que o cooperativismo tem e que pode mudar a realidade de muitos setores pelo Brasil afora”, destaca.

Para Nogaroli, o cooperativismo é fundamental para o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde está inserido e pode contribuir muito para o setor da construção civil. “O cooperativismo é a face humana do capitalismo. Ele está baseado nos princípios da democracia, da igualdade e do compromisso com a sociedade. Acreditamos que juntos sempre podemos mais. Essa é a essência do cooperativismo, um movimento que tem transformado a vida de milhões de pessoas”, frisa.

Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), o Conecti CBIC será realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná (Sinduscon-PR/Noroeste).

Confira as informações do painel:

Conecti CBIC 2019 – 22 de novembro

11h – 12h30 – Painel: ‘Cooperativa de crédito: uma solução para o futuro’

  • Diretor Presidente do Banco Cooperativo do Brasil (BANCOOB) – Marco Aurélio Almada Abreu (convidado);
  • Presidente do Centro Administrativo do Sistema de Cooperativas de Crédito do Sul (CAD Sicoob Sul) e ex-presidente do Sicoob Central Unicoob – Jefferson Nogaroli (confirmado);
  • Presidente do Conselho de Administração da Cocamar Cooperativa Agroindustrial – Luiz Lourenço (convidado);
  • Mediador: Presidente do Sinduscon-PR/Noroeste – Marcos Mauro Filho (confirmado)

O tema tratado tem interface com o projeto ‘Melhorias para o Mercado Imobiliário’, realizado pela CBIC com a correalização do Senai Nacional.

Faça sua inscrição para o Conecti, até dia 15 de novembro. Não perca esta oportunidade!

COMPARTILHE!