Logo da CBIC
02/10/2019

Aumenta o número de alvarás residenciais liberados em Curitiba

O número de alvarás residenciais liberados para construção em Curitiba, no Paraná, chegou a 6.150 unidades no 1º semestre deste ano, maior volume para o período desde 2015, segundo dados da Prefeitura Municipal de Curitiba. À época, haviam sido liberados 5.822 unidades residenciais na capital paranaense. A quantidade de alvarás liberados, de janeiro a junho desse ano, foi 37,6% maior do que o mesmo período do ano passado, quando foi autorizada a construção de 4.468 unidades na cidade.

No 1º semestre de 2019, as unidades residenciais corresponderam a 47% do total de alvarás para construção liberados em Curitiba. Para o diretor de Incorporação e Novos Negócios da Gadens Incorporadora, Gustavo Giraldeli, os dados evidenciam a importância das construtoras e incorporadoras locais no processo de retomada do mercado imobiliário em Curitiba, já que elas correspondem a 57% das solicitações de alvará residenciais para construção na cidade, participação 17% maior do que a apurada no 1º semestre do ano passado.

“Depois de um dos períodos mais críticos para o setor, a incorporação imobiliária em Curitiba deve chegar a uma participação parecida com a que tinha em 2011, quando correspondia a 68% dos lançamentos de imóveis residenciais na cidade. A diferença em relação à fase do boom imobiliário é o volume de unidades, maior à época em função de existir uma demanda reprimida de compradores. A busca pelo imóvel continua aquecida, mas em patamares mais modestos e sustentáveis”, avalia Giraldeli. A previsão, segundo ele, é de que os lançamentos ocorram em maior quantidade neste 2º semestre e se intensifique a partir de 2020.

COMPARTILHE!