Logo da CBIC
23/08/2019

Construção civil gera 18.721 novos postos de trabalho em julho

O setor da construção registrou, pelo quarto mês consecutivo, números positivos em seu mercado de trabalho. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta sexta-feira (23/08) pelo Ministério da Economia/Secretaria de Trabalho, revelam que a construção civil gerou 18.721 novas vagas com carteira assinada em julho, resultado de 131.726 admissões e 113.005 desligamentos.

Nos primeiros sete meses do ano, o setor registrou um saldo positivo de 77.481 novas vagas. Em julho, o número de trabalhadores formais era de 2,053 milhões.

Para a economista do Banco de Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos, o setor vem apresentando uma melhora gradual em seu mercado de trabalho, mas ainda falta muito para chegar no patamar de 3 milhões de vagas já alcançadas em anos anteriores.

“O cenário com juros baixos, inflação dentro da meta, o avanço da reforma da previdência, as expectativas com a reforma tributária e as novas condições de crédito imobiliário contribuem para fortalecer a Construção nos próximos meses”, aposta.

Quatro Estados apresentam geração negativa de vagas no setor

Em julho, somente os estados de Tocantins (-24), Paraíba (-151), Rio Grande do Sul (-104) e Goiás (-182) apresentaram saldo negativo na geração de vagas do setor.

Todos os dados do Caged estão disponíveis no site do Banco de Dados da CBIC.

COMPARTILHE!