Logo da CBIC
19/07/2019

Saques no FGTS: adiamento é visto como positivo pela construção civil

O governo federal adiou para a próxima semana o anúncio da liberação de saques das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, avalia como positiva a decisão do governo. Na segunda-feira (22/07), o setor se reunirá com a equipe econômica do governo para discutir a medida.

Presente ontem (18/07) à solenidade que marcou os 200 dias do governo Bolsonaro, no Palácio do Planalto, em Brasília, o executivo destacou preocupação do setor com a possibilidade de liberação de cerca de R$ 30 bilhões do FGTS.

“Ainda não vi simulações suficientes para saques dessa magnitude. É preciso ter cautela, serenidade. Não se pode simplesmente chegar lá e tirar os recursos do fundo”, avaliou.

Desemprego no setor da construção

Uma das preocupações do setor da construção é com o corte de empregos. “É uma loucura promover uma redução de R$ 30 bilhões no saldo do FGTS para injetar dinheiro na economia e, na outra ponta, provocar a demissão de 500 mil trabalhadores do PMCMV”, avalia o presidente da CBIC.

O Ministério da Economia ainda trabalha sobre os ajustes necessários para a liberação dos saques. Para Martins, é importante que o governo apresente medidas de compensação junto da proposta de saques do fundo.

“É como uma caixa d’água. Se você abre uma torneira, é preciso fechar outra ou colocar mais água. Não acredito que o governo vai tirar dinheiro dos investimentos para jogar no consumo”, diz.

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, garante que a fonte de recursos para os empréstimos imobiliários e para o Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) vai ser preservada.

 

Veja, nos links abaixo, algumas das matérias sobre o assunto, que tiveram como fonte o presidente da CBIC, José Carlos Martins:

Empresários da construção encontrará equipe econômica para discutir liberação do FGTS – Jornal Hoje – TV Globo
Bolsonaro recebeu empresários fora da agenda para discutir FGTS – Folha de S.Paulo
Bolsonaro: governo manterá saques do FGTS, apesar da preocupação de empresários – G1

(Foto principal: Reprodução Jornal Hoje – Globo)

COMPARTILHE!
Comissão da Indústria Imobiliária
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.