
Prefeito de Campina Grande (PB) participa de reunião da CII/CBIC

O prefeito de Campina Grande (PB), Romero Rodrigues, e a secretária de Desenvolvimento Econômico do município paraibano, Rosália Lucas, ressaltaram na última sexta-feira (14/06), durante reunião da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), na cidade, a importância da participação do setor da construção na geração de empregos e na economia local.
Impressionados com a postura empreendedora dos representantes políticos da cidade que estiveram presentes ao evento, os presidentes da CBIC, José Carlos Martins, e da CII, Celso Petrucci, se manifestaram sobre o assunto.
“O que traz confiança de que o País está mudando”, apontou Petrucci.
O secretário de Ciência e Tecnologia de Campina Grande, Lucas Ribeiro, também participou do encontro, representando a senadora Daniella Ribeiro (PP-PB).
CBIC apresenta proposta do novo MCMV

Durante a reunião, o presidente José Carlos Martins mostrou aos presentes a proposta sobre o novo Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), apresentada ao ministro do Desenvolvimento Regional do Brasil, Gustavo Canuto, na qual a CBIC busca resgatar o conceito de moradia de forma mais ampla.
Martins ressaltou que moradia digna é muito mais que casa própria. “Não é só a casa em si, mas o local de habitação”, disse. Também destacou as várias formas de moradia, sendo a aquisição uma delas.
Sobre Habitação de Interesse Social, ressaltou dois erros do PMCMV que devem ser corrigidos: falta de assistência social e tamanho dos conjuntos habitacionais. Quando muito grandes, além de serem levados para longe das centralidades urbanas, geram problemas de segurança e internos, problemas de drogas e outros, difíceis de resolver.
A CBIC sugere inserção econômica dos adquirentes, por meio de possíveis parcerias com Sebrae, Senai e Sesi para qualificação e possibilidade de geração de renda, visando transformar o conjunto habitacional em núcleo de aplicação de políticas públicas.
O presidente da Comissão de Habitação de Interesse Social (CHIS) da CBIC, Carlos Henrique de Oliveira Passos, também abordou a posição atual do PMCMV.
Campina Grande integra Indicadores Nacionais do Mercado Imobiliário

Ponto alto da reunião, que teve como um dos objetivos a divulgação dos Indicadores Nacionais do Mercado imobiliário, foi a entrada de Campina Grande na elaboração dos indicadores. Pela primeira vez, a cidade aparece no cenário dos indicadores nacionais, cujos indicadores locais foram lançados oficialmente na ocasião.
Foi ressaltada a importância que os indicadores nacionais do mercado imobiliário têm para o setor e informada a intenção de agregar, na pesquisa de indicadores, a parte de loteamento, que também faz parte do mercado imobiliário.
Reuniões da CII terão novo formato
Celso Petrucci informou que o formato das reuniões da CII/CBIC está sendo revisto. A proposta, segundo ele, é realizar em um dia e meio as reuniões da CII e da CHIS.
A ideia é a CII se concentrar nos temas Funding e Mercado Imobiliário e a CHIS em Habitações de Interesse Social. A reunião será dividida em três períodos: um período para assuntos exclusivos da CII, um período para assuntos convergentes das duas comissões e um período com assuntos exclusivos da CHIS.
A elaboração e divulgação dos Indicadores Nacionais do Mercado Imobiliário é parte integrante do projeto 4 da CII, realizado com a correalização do Senai Nacional.