Logo da CBIC
23/04/2019

Moradia digna e programas de habitação social serão destaque no Enic

Buscar soluções para o déficit habitacional é uma das bandeiras da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Para isso, debater como melhorar programas como o Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) é essencial. Com esse objetivo, o tema estará em pauta durante o 91º Encontro Nacional da Indústria da Construção, promovido pela entidade. O evento ocorrerá de 15 a 17 de maio, no Rio de Janeiro, com a participação de toda a cadeia produtiva e do governo. As inscrições estão abertas.

De acordo com o vice-presidente da área de Habitação de Interesse Social da CBIC, Carlos Henrique Oliveira Passos, diversos painéis da programação do Enic tratarão de assuntos importantes para as empresas que operam com o PMCMV. O cronograma completo de atividades está disponível online.

Em 16 de maio, ocorrerá um debate em torno da nova lei de licenciamento ambiental, com a participação do ministro de Meio Ambiente, Ricardo Salles. “É um tema que interessa muito ao mercado, porque o licenciamento é uma regra e obrigação para quem trabalha com o PMCMV”, diz Passos.

Em 17 de maio, as comissões de Habitação de Interesse Social (CHIS) e de Indústria Imobiliária (CII) se unirão em painel sobre o mercado imobiliário do futuro. O objetivo é discutir as transformações no setor, o impacto das novas tecnologias e as mudanças de comportamento dos consumidores.

“Os programas sociais nessa área atendem uma demanda que continuará presente no futuro, então é uma oportunidade de entender como nós, do lado da oferta, podemos tratar da questão”, comenta Passos.

No mesmo dia, ainda, a Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade realizará um painel sobre revisão de normas de desempenho. “O assunto também é fundamental para o setor de habitação social. As normas são importante para melhorar o desempenho das empresas e, assim, agregar valor às unidades”, acrescenta o vice-presidente da CBIC.

Para Passos, o Enic é um local propício para discutir possíveis melhorias para o PMCMV, já que o evento contará com a presença tanto de empresários como de representantes do governo. “Em todos os debates do encontro, surgem sugestões e abordagens diferentes que podem ajudar a reduzir burocracia, riscos e custos”, comenta.

Isto é essencial para a evolução do programa, que atualmente atende 85% do déficit habitacional. “O PMCMV tem como grandes beneficiários as pessoas que tem a moradia não como opção de investimento, mas uma necessidade. É a forma em que podem ter acesso a uma casa própria, áreas urbanas de com infraestrutura e qualidade de vida”, enfatiza Passos.

Este é o primeiro Enic desde a instituição da CHIS, formalizada este ano. A comissão surgiu de um projeto da CII com vistas a tratar das relações com a Caixa Econômica Federal e ministérios sobre o PMCMV. “O programa corresponde a dois terços do setor imobiliário do país. A criação da CHIS mostra a relevância do segmento”, ressalta Passos.

COMPARTILHE!
Comissão da Indústria Imobiliária
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.