Logo da CBIC
15/04/2019

Abecip e Conjur prestigiam reunião da CII/CBIC de Fortaleza

Fábio, da empresa Brain, apresentou prévia dos indicadores Nacionais

Foi realizada no último dia 12 de abril, em Fortaleza, mais uma reunião da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC)  para debater assuntos referentes ao mercado imobiliário.

A reunião teve como anfitrião o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon-CE), em atuação há 77 anos. O atual presidente, André Montenegro, falou sobre a autuação da entidade, destacando que o Sinduscon tem uma universidade corporativa, com cursos diversos para público interno e externo. Falou também da consolidação do Sinduscon Jovem, com forte atuação, visando à continuidade da entidade. Destacou como principal característica da entidade a postura proativa.

A reunião foi coordenada pelo presidente da CII, Celso Petrucci, em conjunto com o diretor do Sinduscon-CE, Clausens Duarte, e contou com a participação de representantes de várias entidades associadas à CBIC, bem como integrantes da diretoria do próprio Sinduscon-CE.

Um dos pontos altos da reunião, como sempre, foi a rodada de mercado, que teve início com uma apresentação prévia dos indicadores imobiliários nacionais, com dados referentes a janeiro e fevereiro, de algumas regiões.  Os locais contempladas nessa prévia foram: Manaus, RM de Fortaleza, RM de Maceió, RM de Goiânia, Belo Horizonte e Nova Lima, RM de São Paulo, RM de Vitória, São Paulo, Uberlândia, Curitiba e Joinville.

Das 11 regiões contempladas, oito apresentaram aumento nos lançamentos na comparação de janeiro e fevereiro 2018 x 2019; três apresentaram aumento nas vendas e 10 queda da oferta final.

Foi mostrado que as vendas estão crescendo em velocidade superior a novas ofertas (lançamento), o que irá forçar os preços para cima. No período (janeiro e fevereiro/2019), a quantidade de unidades vendidas foi mais que o dobro de lançamentos.

A oferta caiu em todas as regiões, com exceção de Vitória. O estoque total, em final de fevereiro, está em próximo a 90 mil unidades. Caiu quase 50% em relação ao estoque inicial da série histórica, iniciada há 2,5 anos. A pesquisa de indicadores é realizada pela CII/CBIC, com a correalização do Senai Nacional.

A reunião contou com a participação do superintendente técnico da Abecip, José da Silva Aguiar, que falou sobre crédito imobiliário.

Aguiar fez um breve histórico do crédito imobiliário nos últimos anos. Destacou que o crédito imobiliário saiu de 1 a 1,5% do PIB em 2000, cresceu exponencialmente sendo hoje 9,5%.

Em seguida, fez um panorama do crédito, ressaltando que a situação atual de recursos disponíveis para o crédito imobiliário não é problema. A poupança voltou acrescer e existe expectativa grande de crescimento da LIG. O Mercado estrangeiro está aguardando uma regulamentação para aplicar no Brasil. O investimento aqui é bem atrativo. Afirmou que o interesse dos Bancos em emprestar é grande, mas é necessário ter segurança. Falou sobre um trabalho que está sendo desenvolvido entre Abecip e representantes da CII/CBIC, na busca pela melhoria de crédito, a partir de uma maior confiabilidade no registro e controle de recebíveis. Falou também sobre um projeto de sustentabilidade, com incentivos de crédito para empreendimentos sustentáveis. O projeto está baseado em três pilares:

  • redução energia em 30%
  • água em 20%
  • resíduos em 70%

A reunião contou também com a participação do presidente do Conjur/CBIC, José Carlos Gama, que falou sobre insegurança jurídica, informando que a CII, em conjunto com o Conjur, vêm realizando eventos regionais com o Judiciário, os quais têm propiciado excelente oportunidade de melhor esclarecimento da atividade de incorporação imobiliária. Destacou a realização do evento, em Manaus, dia 21 de março, ao final o qual, muitos membros do Judiciário informaram que não tinham conhecimento da complexidade da incorporação. Gama lembrou que os próximos eventos serão dia 16 de maio, no Rio de janeiro/RJ, 29 de maio em Belo Horizonte/MG e 31 de maio, em Goiânia/GO. Informou que que esses eventos podem ser realizados em outros estados que tiverem interesse.

Gama trouxe esclarecimentos sobre custos cartorários e cobrança de Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), cujos assuntos foram debatidos.

Várias questões relativas ao distrato foram levantadas. Gama forneceu alguns esclarecimentos e informou que o evento do Rio terá painel exclusivo sobre o assunto.

Foram debatidos vários outros assuntos afetos ao setor, como questões referentes à Norma de Desempenho e problemas de desplacamento cerâmico.

COMPARTILHE!