Logo da CBIC
01/04/2019

CBIC debate como diminuir burocracia de licenciamentos na construção

Como diminuir a burocracia e trazer dinamismo à economia será o foco do II Encontro Nacional sobre Licenciamentos na Construção, que ocorre em 3 de abril, em Brasília. Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o evento contará com diversas palestras de especialistas e representantes do governo, além de painéis de debate. As inscrições podem ser feitas online.

O encontro tem correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e apoio da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). O objetivo é discutir como melhorar procedimentos regulatórios e administrativas para tornar as cidades mais empreendedoras.

O primeiro painel incluirá uma série de palestras que analisarão panorama nacional do mercado imobiliário e o impacto da burocracia nos negócios. O segundo debate trará a apresentação de cinco cases de sucesso na área de gestão e desburocratização: Porto Velho, Brasília, Cascavel, Joinville e Fortaleza. Veja a programação completa.

Burocracia aumenta custo de imóveis no Brasil

A construção civil e a incorporação imobiliária respondem por 50% do investimento realizado no Brasil e movimentam 62 segmentos produtivos do país. Por isso, o encontro visa reunir todo o público estratégico com potencial influência no processo decisório e analisar alternativas para impulsionar o setor.

A burocracia é um dos maiores entraves na área. O atraso nos processos de licenciamento são um dos principais fatores que resultam num adicional de 12% no custo final dos imóveis. Leis pouco claras, estruturas de cartórios que não acompanham o crescimento e volume de projetos são alguns dos responsáveis pelos problema.

COMPARTILHE!