Logo da CBIC
30/08/2018

Agentes financeiros participam da reunião da Comissão da Indústria Imobiliária da CBIC em São Paulo

Representantes de três importantes agentes financeiros do mercado imobiliário – Bradesco, Caixa e Santander – participaram ontem (29/08), em São Paulo, da reunião da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), presidida por Celso Petrucci. Reunidos na sede do Secovi-SP, cerca de 50 representantes do setor da construção de 14 estados do País assistiram às apresentações dos três agentes financeiros, relacionadas ao cenário macroeconômico e à atuação de cada um dos bancos no mercado imobiliário. Todos os três se mostraram confiantes sobre a reação do mercado e revelaram como pretendem atuar até o final do ano e em 2019.

Os membros da CII também assistiram à exposição dos indicadores Imobiliários Nacionais da CBIC, referentes ao segundo trimestre de 2018. Ao apresentar o resultado da pesquisa, a empresa Brain, contratada pelo projeto da CII/CBIC, com correalização do Senai, destacou a diminuição da oferta de imóveis, com o aumento de vendas, maior que os lançamentos. Chamou atenção para o fato de que, se mantida a média de vendas do trimestre, o estoque acaba em 12 meses. Apesar de não ser uniforme em todo o Brasil, foi registrado aumento de vendas na maioria dos locais pesquisados. Também foi ressaltada a grande participação de produtos econômicos enquadrados no Programa Minha Casa Minha Vida, principalmente nos últimos lançamentos e vendas.

O presidente da CBIC, José Carlos Martins, ressaltou a importância da produção dos indicadores e a credibilidade que vêm ganhando, ao citar que tanto o Bradesco quanto a Revista Veja já usam e citam dados da pesquisa em seus relatórios. A última divulgação dos indicadores, durante coletiva de imprensa no dia 20 de agosto, obteve mais de 13 mil visualizações pelo Facebook CBIC Brasil.

De acordo com a pesquisa, o segundo trimestre atingiu o maior patamar de vendas da série histórica. A velocidade no aumento das vendas tem se intensificado nos últimos trimestres. Destaque para Manaus, Maceió, São Luis e Região Metropolitana de Goiânia. Com relação à oferta, houve redução na maioria dos locais. A série histórica da pesquisa mostra que a oferta se reduz de maneira intensa a cada seis meses, com uma maior aceleração nos últimos trimestres. Também foi destacada a grande participação das unidades com dois quartos nos lançamentos de imóveis (72% – recorde de participação), bem como a crescente participação das unidades com um quarto, e a diminuição de unidades com três quartos, o que faz crer no aumento do preço de venda desse tipo de unidades nos próximos trimestres.

Durante a reunião ainda foram ressaltadas questões que têm consumido muito tempo das entidades e empresas do setor, tempo esse que deveria estar sendo usado na busca por resultado, como: distratos, cobrança de comissão do adquirente, mudanças no plano diretor, resoluções de ministérios, órgãos governamentais e agências como Aneel, Iphan e questões de ameaça ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Foi apresentado vídeo do 91º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), que será realizado pela CBIC, em maio de 2019, no Rio de Janeiro. Com novo formato, a previsão é de que o Enic alcance mais de 3 mil inscritos. Além da possibilidade de se fechar negócios durante o próprio evento, as reuniões das Comissões Técnicas da CBIC, que antes eram realizadas na parte da tarde, agora serão na parte da manhã.

Antes da reunião, os membros da Comissão também tiveram a oportunidade de participar do 1º Seminário em Movimento – Evento Globo e Secovi-SP, na parte da manhã, no qual foram abordados problemas e possíveis soluções para questões urbanísticas, de mobilidade e sustentabilidade das cidades, com apresentação de soluções encontradas para cidades de sucesso. A preocupação com a qualidade de vida do cidadão apareceu como principal foco, na busca por cidades melhores para se viver.

COMPARTILHE!