Logo da CBIC
14/03/2018

Caixa Econômica lança programa de capacitação em negócios integrados imobiliários

Na tarde da última terça-feira (13), a reunião de acompanhamento do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) recebeu representantes da Caixa Econômica Federal. Paulo Antunes de Siqueira, diretor executivo do banco, respondeu, ponto a ponto, aos tópicos relacionados à concessão de crédito e às questões levantadas por empresários do setor. O encontro aconteceu na sede da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Um dos assuntos mais debatidos foi a adoção da ferramenta Matriz de Pontuação de Clientes (MPC), com aquisição de produtos, quando da obtenção de financiamento imobiliário. Paulo Antunes falou sobre a importância do resultado do produto para a sustentabilidade do sistema; e afirmou que clientes que adquirem produtos e se tornam clientes Caixa são mais comprometidos, diminuindo, principalmente, a inadimplência. Nesse sentido, o diretor informou que foi lançado, na última sexta-feira (9), um pacote intitulado “negócios integrados imobiliários”, visando orientar e capacitar gerentes de agências e correspondentes em vendas qualificadas, para melhorar essa abordagem. “Esperamos desse trabalho que, a partir de agora, a gente venda mais. Não tenho dúvidas de que é possível fazer as vendas sem condicionar, fortalecendo o crédito imobiliário da Caixa”, comentou.

A concessão de crédito a empresas em recuperação judicial foi outro assunto levantado também com a Caixa, sendo discutido o que pode ser feito pelas empresas. O diretor do banco destacou que esse é um assunto que merece um estudo aprofundado, por envolver diversos atores (como o Bacen, o Conselho Monetário e o Judiciário), para se encontrar uma saída.

Por outro lado, está em estudo pelo agente financeiro a possibilidade da não exigência do termo de quitação. Quanto ao pro soluto, a Caixa esclareceu que, após inúmeras análises, verificou não ser possível sua inclusão no contrato com o adquirente.

As reuniões com agentes financiadores do PMCMV são uma iniciativa do projeto “Continuidade e melhoria dos programas habitacionais” da CBIC, por meio de sua Comissão da Indústria Imobiliária (CII), com a correalização do Senai Nacional, e acontecem a cada 45 dias na sede da CBIC.

COMPARTILHE!